Como usar a gelatina incolor como colágeno?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma.

Em 150 gramas de gelatina podemos encontrar de 2 a 3 gramas de colágeno.

Produz melhoras na pele
O consumo e uso tópico da gelatina incolor minimizam os efeitos negativos do sol e outras toxina, o que a torna um elemento importante na prevenção de rugas prematuras ao fornecer os aminoácidos necessários para que a pele pareça jovem e saudável.

Olá! Para saber o consumo ideal para cada pessoa é necessário fazer uma consulta com um conjunto de informações para se calcular a quantidade correta dos alimentos. Em relação à gelatina sem sabor, ela pode ser preparadas com outros alimentos sim, não é necessário comer apenas pura. Um grande abraço!

A gelatina realmente contém colágeno. E essa substância constitui mesmo uma parte significativa dos ossos. Só que também configura a pele, a cartilagem, os músculos. “Essa proteína está presente em quase todo o nosso corpo, não apenas nos ossos”, explica Airton.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

O alimento é uma excelente fonte de prolina, hidroxiprolina e glicina, três aminoácidos utilizados pelo corpo para sintetizar o colágeno. A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos.

Mito – apesar de a gelatina do supermercado ser também extraída do colágeno, para se obter o resultado desejado o melhor é comprar a gelatina vendida em casas de suplementos alimentares ou de produtos naturais. Além de não ter açúcar ou corantes, essa gelatina tem um teor maior de colágeno.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Gelatina x colágeno
Apesar de conter partes do colágeno, a gelatina não apresenta os mesmos benefícios que o colágeno hidrolisado. Este pode ser encontrado em pó ou em cápsulas e é indicado por especialistas para auxiliar no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.

É muito boa para rugas e flacidez, ajuda a firmar e a aumentar os nutrientes da pele. Substitui o botox. Você pode dormir com a gelatina e vai acordar com a pele esticadinha”, diz a esteticista.

Para isso, você vai precisar combinar suco de uva, água, água de coco, mirtilo, gengibre e colágeno. O preparo consiste em bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois, sua bebida estará prontinha para o consumo.

Na manhã seguinte, tome esta geleia com o estômago vazio. Se quiser, você pode adicionar um pouco de mel ou suco de limão ou laranja feito na hora. Dentro de 7 dias, você já sentirá os primeiros bons resultados.

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Para garantir os benefícios do gelatina, o ideal é ingerir 10 gramas diárias (uma colher de sopa) na forma de gelatina suplementar, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, chás ou leite. Já a gelatina alimentar deve ser consumida, pelo menos, duas porções (dois potes de 125 ml cada) por dia.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.

Garante a qualidade do seu sono
Se você tem problemas para dormir, a gelatina é rica em glicina e por isso, ao consumi-la, você aumenta as chances de ter maior duração e qualidade de sono. Afinal, todo mundo precisa de uma bela noite sono para começar bem o dia!

Seja qual for a forma escolhida, é só molhar a folha de gelatina com água da torneira (é molhar, não é afogar, tá?) e aplicar no rosto, “pressionando” na pele. Daí espalhe bem ela e deixe agir por 1 hora.

colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado está entre os mais indicados para a pele, apesar de também apresentar benefícios para as articulações, ossos, tendões e ligamentos. Outro colágeno muito recomendado para a derme é o Verisol®, um colágeno hidrolisado especial.