Como usar a sigla do estado?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

O nome da cidade e do país deve ser apresentado por extenso e seguir a grafia conforme apresentado na página de rosto. A cidade deve ser separada da sigla do estado ou nome do país por vírgula. Quando a cidade não aparece no documento, utiliza-se a expressão Sine loco, abreviada e entre colchetes [S.l.].

Siglas

  • ONU - Organização das Nações Unidas.
  • FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
  • CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
  • USP – Universidade de São Paulo.
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
  • BR - Brasil.
  • EUA - Estados Unidos da América.

UF é a abreviação de Unidade Federativa, onde cada estado Brasileiro tem seu código de identificação.

As siglas devem ser utilizadas sempre após a expressão a que elas se referem, nunca antes. Para introduzir a sigla, pode-se utilizar parênteses ou travessão. No primeiro uso, o termo deve ser escrito por completo seguido da sigla. Após isso, pode-se utilizar somente a sigla.

Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo. Como exemplo: UNESCO e ACNUR são acrônimos, ao passo que IBGE e CNPJ não o são.

A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese.

  • Mato Grosso
  • Bahia
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Santa Catarina
  • Goiás

Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais e são: Nordeste (NE), entre o Norte e o Leste; Sudeste (SE), entre o Sul e o Leste; Sudoeste (SO), entre o Sul e o Oeste; Noroeste (NO), entre o Norte e o Oeste.

4 Quando a autoria tem uma denominação genérica, é necessário preceder o nome do órgão superior a ela ou pelo nome da jurisdição geográfica. Tipo: se o documento é de autoria da Secretaria de Justiça de São Paulo, a entrada ficará: SÃO PAULO (Estado).

Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

Como citar o IBGE

  1. Nome do instituto;
  2. Nome da pesquisa;
  3. Local de publicação dos dados;
  4. Ano de publicação;
  5. Local onde os dados foram retirados;
  6. Volume;
  7. Número da página em que foi retirado os dados.

É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos. A sigla é um tipo de abreviação utilizada para reduzir algumas palavras, a fim de que haja mais agilidade tanto ao falar, quanto ao escrever. É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos.

E.g. é a abreviação de exempli grata, expressão latina que significa "por exemplo", em português. Esta abreviação latina é comum principalmente em textos jurídicos, seja na forma e.g. como também v.g. (verbi gratia), que possui um significado equivalente ao de exempli gratia.

Unidade da Federação refere-se aos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas (UF). Por exemplo, São Paulo é uma Unidade da Federação, e a UF de São Paulo é SP. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, sua Unidade Federativa (UF) de nascimento será SP.

Continuar lendo Como se lê uma sigla?