Como usar Nelson Mandela na redação?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A frase de Nelson Mandela faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de mudança na sociedade. Nessa perspectiva, a disciplina concedida a população, indubitavelmente, torna possível uma sociedade mais honesta, menos violenta e que busca o conhecimento.

Na citação direta, as palavras do autor devem ser colocadas de forma literal, da maneira como o pensador falou ou escreveu, e entre aspas. Por exemplo: "Navegar é preciso, viver não é preciso", disse o poeta Fernando Pessoa. Na citação indireta, você irá parafrasear o autor.

Portanto, não há a necessidade de inserir as aspas, mas as palavras devem ser as mesmas ditas pelo autor. Por exemplo: Segundo Sócrates, filósofo grego, a nossa única certeza é a de que nada sabemos, ou seja, estamos em constante aprendizado.

Nelson Rolihlahla Mandela (1918 – 2013) foi o principal líder político da história da África do Sul.

  • 1 – Nietzsche. Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) é um dos pais da filosofia contemporânea ocidental. ...
  • 2 – Adorno. Adorno (1903 – 1969), também é alemão. ...
  • 3 – Foucault. Outro pensador influente no século XX foi o francês Michel Foucault (1926 – 1984). ...
  • 4 – Filósofos: Luiz Felipe Pondé ...
  • 5 – Hannah Arendt.

Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).

Sendo assim, é necessário falar de um autor clássico: Niccolò Machiavelli, conhecido em português como Nicolau Maquiavel. Maquiavel (1469-1527) foi um intelectual do Renascimento italiano, o qual possui destaque como um importante historiador, filósofo, diplomata, estadista e político.

2. O homem é um animal de linguagem (Aristóteles) Outro filósofo grego clássico, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) é um dos mais influentes da história, pois é responsável por desenvolver estudos sobre a lógica que influenciam a forma humana de pensar até os dias de hoje.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Frases de Nietzsche que podem ser usadas como citação:

  1. "Torna-te aquilo que és."
  2. "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."
  3. "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."

É possível ainda fazer citações de filósofos, usar dados estatísticos ou alusões históricas, citar filmes, séries, livros e até matérias escolares específicas (como as Leis de Newton da Física). O único cuidado que você precisa na hora de escolher o repertório é em usar conhecimentos que se relacionam com o tema.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Os Tipos de repertório sociocultural
De acordo com os parâmetros da competência 2 da Redação do Enem, existem três tipos de repertório sociocultural: texto motivador, não legitimado, e repertório legitimado. O repertório legitimado vale mais pontos do que os outros dois tipos.

Descreve sua libertação após 27 anos de prisão, o papel que ele desempenhou no término do Apartheid, e sua posse como o primeiro presidente negro da África do Sul. Referência Bibliográfica: HART, Carl W.. Nelson Mandela. São Paulo: Macmillan Education, 2009, 80 .

Nelson Rolihlahla Mandela foi o principal líder político da história da África do Sul e um dos grandes nomes mundiais da luta contra a opressão racial. Também conhecido como Madiba, ele lutou durante grande parte de sua vida contra o regime racista e segregacionista do apartheid na África do Sul.

Ao longo de seus 95 anos, Mandela provou ser um dos líderes mais memoráveis da história. Um de seus feitos mais reconhecidos, a luta pacífica contra o Apartheid (regime de separatismo racial) lhe rendeu, inclusive, o Nobel da Paz em 1993.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Você pode usar as ideias de Adorno para analisar a cultura popular atual, como a música pop, a televisão ou a publicidade. Indústria Cultural: Adorno também falou muito sobre a indústria cultural, argumentando que ela produz uma cultura de massa que é projetada para agradar as massas e controlá-las.