Pode usar ou seja na redação?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”. Algumas pessoas utilizam de forma errada numa oração em que não cabe o uso, como no exemplo 1 citado acima. Que reescrita “Eu preciso estudar mais redação e Direito constitucional todas as noites” e não seria preciso utilizar o “ou seja”.

O uso de e/ou, embora criticado por muitos, está correto. As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas.

Em outras palavras, as expressões “ou seja” e “isto é” sempre aparecerão entre vírgulas dentro de uma oração. Isso porque o uso da vírgula não só representa a pausa entre as palavras, como também reforça o destaque que foi feito durante o período, trazendo uma maior compreensão do conteúdo.

Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada.

O presente do subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz. Que esteja (e nunca “esteje”) alerta.

Início, meio e fim
É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização. É preciso caprichar para encerrar corretamente, sem apresentar informações que não foram tratadas antes.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Escreva bastante para treinar e aprimorar as técnicas de redação, mas não se esqueça de que seus textos precisam de um leitor que possa encontrar possíveis erros e mostrar a você maneiras eficientes de solucioná-los. A correção certamente vai te ajudar a sanar dúvidas e evitar que erros se repitam.

Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.

Frases para iniciar uma introdução

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.

Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.

AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.

O verbo “ser” conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado “presente do subjuntivo” é SEJA – “que eu SEJA, que tu sejas, que ele SEJA, que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam”. A mesma situação vale para o verbo “estar”: o correto é ESTEJA, não ESTEJE.

1 é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, deve ser, é capaz de ser, é provável ser, de repente é.