Como vencer a depressão segundo a Bíblia?

Perguntado por: librahim6 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.

No livro de Jó 5.7, aprendemos que o homem nasce para as dificuldades, tão certo quanto fagulhas voam para cima. Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor.

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Deuteronômio 31:8)

A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Não existe um tempo médio para a durabilidade da depressão. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade da doença está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, dentre outros.

Livra-me, Senhor, de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descaso e de rejeição, eu seja curado e libertado na Tua presença. Senhor, livra do medo, da incerteza, da desesperança! Eu me apego em Teu poder Senhor, em Tua graça, em Tua bênção. Senhor, dai-me a graça da libertação da depressão.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

A depressão é uma doença que pode ser ocasionada por uma disfunção bioquímica no cérebro devido a alterações nos neurotransmissores. Os principais são a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por proporcionar sensação de bem-estar aos indivíduos.

Em alguns casos, no meio cristão, a depressão não é considerada uma doença sendo confundida e tratada como opressão ou possessão.

Jeremias 29:11 é uma das passagens mais citadas das Escrituras e por boas razões. Nos dias em que nos sentimos perdidos, ansiosos e fora de controle, é um lembrete poderoso de que podemos confiar nosso futuro a Deus, não importa o quão desconhecido e incerto possa ser.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

De acordo com a nutricionista, alguns alimentos, quando associados a uma mudança para um estilo de vida mais saudável, podem apresentar efeito benéfico diante da depressão, como a cúrcuma, a beterraba, as frutas vermelhas, o iogurte natural integral, o abacate, a canela, o cacau e o kiwi.

Para os profissionais de saúde mental a depressão não é vista como espiritual e sim um problema de saúde que compreende diversos sintomas que levam a pessoa a um grau de sofrimento importante, incluindo tristeza, choro fácil, angústia, interferência no sono e apetite, pouca disposição para atividades, só para citar ...