Qual o papel do homem na família segundo a Bíblia?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Não existe nenhum papel mais importante para um homem do que o papel de marido e pai. À medida que os homens buscarem cumprir fielmente esses papéis, eles tornam-se mais semelhantes ao Pai Celestial. Peça a um aluno que leia Efésios 5:25 em voz alta.

Ser homem de verdade envolve cultivar e guardar, somente exercendo essas duas atividades será possível resgatar a masculinidade bíblica. Em Gênesis temos esse mandato muito explícito: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Portanto, os cinco principais deveres do marido – de procurar agradar e fazer feliz sua mulher, são:

  • Ser o cabeça do lar;
  • Amar sua esposa;
  • Ser amante (sexual) de sua esposa;
  • Ser provedor;
  • Ser protetor.

O homem representa a figura de Deus na família
O homem, o pai, representa a figura de Deus, Seu exemplo e bondade, mas também a firmeza d'Ele, que deve levar os filhos a terem, por analogia, uma visão bela do Senhor, que é amoroso, honesto, puro e desapegado.

1. Homem de família. Expressão utilizada para designar o homem que constituiu família e consequentemente as responsabilidades que vem com ela. É considerado homem de família aquele que abandona a vida de solteiro para centrar na vida de casal e família.

Ame a sua esposa acima de tudo.
Efésios 5:25 afirma que o homem deve amar a esposa da mesma forma que Cristo amou a Igreja, enquanto Efésios 5:28 traz que ele deve amar a mulher como ama o próprio corpo. Ou seja: é uma relação bastante íntima. Você deve conhecer a sua esposa de dentro para fora.

Significado de cabeça de casal: é uma antiga denominação para chefe da família ou sociedade conjugal. ...

O pai tem a responsabilidade de prover as necessidades da vida e a proteção para sua família.

É o marido que representa a família diante de Deus. Sua posição não deve ser usurpada por ninguém. Deve ser respeitado pela esposa e filhos. Cabe ao marido saber qual é a sua posição dentro do lar cristão.

A Bíblia diz em Efésios 5:22-24: “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos”.

A Bíblia ensina os homens casados a serem sensatos, tratando a esposa com amor, respeito e carinho. O marido deve ser um bom exemplo, rejeitando a ira, a violência e a tentação para adulterar. O esposo é o líder de sua família.

Ser marido não tem a ver apenas com o compromisso de fidelidade e lealdade à parceira. Ser marido não tem a ver apenas com disciplinar os filhos. Tudo isso é importante, mas não é só isso. Ser marido também é participar do cuidado da casa, do cuidado com os filhos…

Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa.

O homem que você procura deve ser sincero e fiel às regras morais e éticas que protegem a relação. Escolha um homem que seja leal que se possa confiar pois ele é comprometido com suas obrigações. Da mesma forma o homem ideal não falha com seus deveres e compromissos, demonstra responsabilidade e honra.

Todo homem de Deus prospera em todas as áreas da vida, porque sua vida é dirigida pelo Senhor que o guia e orienta pelos caminhos que deve andar. Você precisa ser um homem de Deus. O senhor o criou para isso. Ele tem um grande propósito em sua vida.

Os homens que abandonam suas famílias estão sempre em busca de serem mais felizes e livres, buscam mais emoção, mais aventuras e querem ter uma vida diferente da que possuem atualmente. Mas, com o passar do tempo, esses homens acabam percebendo que simplesmente criaram uma nova rotina.

O homem ocupava cargos superiores e era uma autoridade na sociedade. Atualmente o homem ocupa uma posição igualitária, não tem mais privilégios. No mercado de trabalho atual o homem compete com a mulher [por] cargos que antes eram direcionados para ele.

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.