Como vencer a timidez nas redes sociais?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dicas para perder o medo e superar a timidez nas redes sociais

  1. Primeiramente, se conheça. ...
  2. Descubra o seu objetivo. ...
  3. Tenha um roteiro para ajudar a superar a timidez. ...
  4. Fuja da autossabotagem. ...
  5. Treine várias vezes até ter confiança e superar a timidez. ...
  6. Não tenha medo da rejeição. ...
  7. Controle a ansiedade para superar a timidez.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

É como um sinal de que as emoções não estão mais positivas. Ademais, o sentimento de vergonha pode ser desencadeado por motivos e pessoas externas, mas pode ser, também, um auto fracasso ao tentar cumprir metas e padrões. A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa.

A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim. Pode estar relacionada a ansiedade por conta das questões envolvidas (acima citadas).

As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

A Bíblia diz que os covardes (ou tímidos, em algumas traduções) irão para o lago de fogo, junto com vários outros tipos de pecadores. Mas isso não significa que todo crente precisa ser extrovertido.

Sintomas físicos da timidez excessiva:

  1. Rubor na face; “ficar vermelho”;
  2. Respiração acelerada;
  3. Dores no estômago, náuseas;
  4. Tremores (inclusive na voz);
  5. Aperto no peito;
  6. Suor intenso e ondas de calor;
  7. Tonturas e desmaios;

Quem necessita de apoio emocional imediato pode contatar ainda o Centro de Valorização da Vida (CVV), que também atua na prevenção do suicídio. O serviço oferece atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que querem e que precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188 e por e-mail ou chat.

A insegurança pode ser capaz de paralisar e de nos fazer desistir de objetivos importantes para nós, causando angústia e frustração por viver uma vida pautada em desistências, que intensificam ainda mais a sensação de que não será possível concretizar aquilo que almejamos.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Raízes também são genéticas e neurológicas
Embora seja muitas vezes encarada apenas como um traço de personalidade ou como resultado de ambiente hostil, a timidez também tem raízes genéticas e neurológicas. É o que a ciência tenta comprovar.

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.

É possível fazer Direito mesmo sendo tímido e não tendo dom para argumentar ? Sim! Tudo é um processo, você não precisa começar o curso sabendo de tudo, você precisa começar o curso, e entender que durante os períodos você vai estar mais confiante, o importante é começar!

A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.

A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.

O paciente não consegue viver de forma espontânea e natural, pois seu superego está o tempo todo censurando-o, criticando-o, fazendo com que se sinta sempre aquém do que supostamente deveria ser. Por isso, quando se expõe a uma situação social, tal pessoa já se apresenta com a sensação de ser inferior e inadequado.

Existem muitas razões pelas quais você pode sentir que não precisa de amigos. Preferir a solidão, estar perto de membros da sua família e estar ocupado com outras coisas são apenas alguns fatores que podem desempenhar um papel. O medo de ser desapontado ou magoado pelos amigos também pode ser um fator contribuinte.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.