Como as redes sociais afetam a saúde mental?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

As redes sociais também estão prejudicando a forma como enxergamos o mundo. Elas contribuem para a formação de indivíduos cada vez mais egoístas, egocêntricos, com menos empatia, sem a capacidade de ouvir e sempre em busca de aprovação externa.

O principal impulso para reduzir a secreção de melatonina é a luz, e o espectro de luz azul é o tipo que mais inibe a melatonina”, alerta o médico. Logo, quem passa horas ao celular até tarde da noite, tem uma qualidade pior de sono, o que pode agravar a depressão já instalada.

Veja quais são!

  • 2.1. Aumento da solidão.
  • 2.2. Exposição ao cyberbullying.
  • 2.3. Redução da autoestima.
  • 2.4. Sentimentos de depressão.

Como se livrar do vício em redes sociais?

  1. Mude seus hábitos. Jamais duvide do poder do hábito. ...
  2. Escolha momentos do dia para se conectar. ...
  3. Faça atividades físicas. ...
  4. Organize programas com a família e os amigos. ...
  5. Foque em outras atividades. ...
  6. Desligue as notificações. ...
  7. Faça terapia.

O tempo gasto nas redes sociais, quando exagerado, pode causar intoxicação social, com desestímulos, sensações de exclusão e desânimo com a própria vida, evidenciados pelo excesso de comparações e falta de experiências reais.

Use a rede social a favor da sua autoestima
O passo inicial seria seguir perfis e marcas das quais você realmente se identifique e que agreguem em algo na sua vida, pessoas cujo objetivo seja sempre transparecer a sinceridade sobre suas vidas, não as que buscam demonstrar serem perfeitas.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Em suma, estamos presente um paradigma, as redes sociais têm um impacto nefasto sobre o comportamento humano tornando as pessoas mais insatisfeitas e ansiosas, devido à quantidade de estímulos que recebem sem os conseguir processar correctamente e levando à construção de ideias sociais muito exigentes.

Uma pesquisa de Mestrado em Psicologia realizada na PUC-RJ mostrou uma relação entre o tempo de uso das redes sociais e a autoestima. Segundo o estudo, quanto mais tempo as pessoas passam expostas às redes sociais, mais elas se comparam às outras e maior é o impacto na redução da autoestima.

Afinal, as redes sociais influenciam mesmo a saúde mental? Pesquisas sobre a influência da mídia na saúde mental revelam que os efeitos do consumo de Internet podem ser prejudiciais à estabilidade emocional e, nos casos mais extremos, gerar práticas danosas à integridade da vida.

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

A sua exposição em fotos, stories e outras ferramentas digitais deixa de ser uma distração para se tornar uma necessidade diária. Quando perde o acesso por algum motivo, surgem sintomas de abstinência: irritabilidade, inquietação, ansiedade.

"Estudos mostram que as redes sociais desenvolvem maior irritabilidade entre crianças que utilizam mais de duas horas diárias. Isso pode acabar desenvolvendo sintomas depressivos, diminuição do rendimento escolar e diminuição de atividades lúdicas e esportivas, que auxiliam na saúde mental", avaliou.

Os dependentes podem ter depressão e perturbação. A dependência digital ocorre quando um indivíduo passa a desvincular-se da sociedade para permanecer mais tempo em frente a um computador.

A dependência digital provoca compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação.

6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

Quando passamos muito tempo mexendo no celular, a postura mais comum é a cabeça para baixo, olhando para a tela. Isso pode causar dor nos pescoço e nos ombros, tensão muscular e desconforto na coluna. Atenção ao risco ergonômico!