Como ver o mapa das estrelas?

Perguntado por: agil4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

Criar um mapa do céu de determinado dia é muito fácil: basta acessar a área do mapa das estrelas e seguir o passo a passo. Na área “Design”, você escolhe o modelo (com texto abaixo do gráfico ou título acima), as cores, se deseja o fundo branco ou não e se o seu mapa celeste terá borda ou não.

Elas estão disponíveis no site do APOD (Astronomy Picture of the Day), que pertence a Nasa. Lá, é possível procurar a data do seu aniversário dentro de um extenso arquivo – clique aqui para ir ao site. Junto a foto, há também uma breve explicação do céu naquele instante.

O aplicativo Sky Map mostra um mapa do universo na tela do celular Android. Com o download grátis feito pela Google Play, o serviço permite ver estrelas, planetas, constelações e outros astros.

O The Night Sky é uma plataforma em que pode criar um poster com um mapa do céu personalizado. Ou seja, pode colocar num poster o aspeto do céu naquele dia exato da sua vida. Cada noite é representada por estrelas e constelações que podiam ser vistas no céu num determinado momento no tempo e no espaço.

Vênus começa a se tornar visível na direção oeste, muito próximo ao horizonte, logo no início da noite. Seu grande brilho e sua cor branco-azulada são inconfundíveis. Marte também continua sendo visível no início da noite, na direção noroeste. Saturno poderá ser localizado na direção norte, por volta das 19-21h.

Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

  1. Pesquisar no céu. Para procurar objetos e locais celestes, digite um termo de pesquisa e clique em Pesquisar. ...
  2. Navegar pelo céu. Há duas maneiras de alterar a visualização do céu. ...
  3. Ver visual. diferentes. ...
  4. Ver coleções de imagens. ...
  5. Compart. ...
  6. Imprimir uma imagem. ...
  7. Visual.

O mundo não é o bastante: a opção Céu
Não acredita? Então vá ao menu Visualizar, selecione Explorar e clique em Céu. O Google Earth mostrará imagens de constelações, planetas, galáxias, etc. Em diversos pontos da visualização é possível obter explicações sobre as constelações, galáxias e outras relações astronômicas.

Para descobrir a foto do seu aniversário, basta acessar o site (imagine.gsfc.nasa.gov/hst_bday/) e preencher o dia e o mês do seu nascimento. A imagem do espaço é exibida imediatamente, informando o ano em que a foto foi tirada e mostrando um cartão com a explicação sobre o astro.

Assim, confira abaixo como ativar ou desativar o modo noturno do Google Maps:

  1. Abra o Google Maps e toque no ícone representado por “três linhas”;
  2. Entre em “Configurações” e vá em “Configurações de navegação”;
  3. Deslize a tela para baixo e deixe do “Esquema de cores” no modo desejado.

Visualizar um mapa ao longo do tempo

  1. Abra o Google Earth.
  2. Encontre um local.
  3. Clique em Visualizar Imagens históricas ou, acima do visualizador em 3D, clique em Tempo .

Próxima Centauri

Próxima Centauri é a segunda estrela mais próxima a nós, sendo que a luz que vemos dela hoje partiu de lá há, aproximadamente, 4 anos.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

O que está acontecendo no céu?

  • Ursa Majorthe big bear, the big dipper. 4.2.
  • SiriusHIP 32349, HR 2491, HD 48915. 27.1 16:23 00:57.
  • Venus2nd planet. 10 01:26 17:19.
  • C/2019 U6 (Lemmon)comet. 30.1 8:23 00:57.
  • ISSNORAD ID 25544. 12.7 19:37 21:11.
  • Orionthe hunter. 28.8.
  • STARLINK-1329NORAD ID 45531. 45.4 17:33 19:05.

Começando pelos mais fáceis: Júpiter, o mais brilhante de todos, será visível no começo da noite, a oeste, na constelação do Leão. O maior planeta do Sistema Solar, será visível até às 21h30min.

Fazem-se pelo menos cinco contagens, em diferentes direções variadas do céu. Depois faz-se a média dos números assim obtidos. Multiplicando essa média por 500, teremos o número aproximado de estrelas visíveis a olho nu, desse local.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.