Como visitar aldeias?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Seis dicas para você se preparar antes de visitar aldeias indígenas

  1. Tenha certeza de que sua visita é de conhecimento do cacique. ...
  2. Não pergunte. ...
  3. Não vá de mãos abanando. ...
  4. Compartilhe as refeições. ...
  5. Desconfie de convites a lugares muito remotos. ...
  6. Respeite os rituais.

SERVIÇO

  1. RESERVA DA JAQUEIRA. End: Acesso pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália (a saída fica em frente ao Barramares)
  2. Valor: R$40 por pessoa (ingresso da visita particular)
  3. Quem também leva: Pataxó Turismo (pataxoturismo.com.br)

Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão. As Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país.

As terras indígenas estão localizadas em diversas regiões do Estado de São Paulo, concentrando-se no Litoral norte e sul e no Vale do Ribeira. Os Guarani Mbya e os Tupi-Guarani (Ñandeva) ocupam a maior parte das áreas.

O Brasil é o país onde há mais isolados, e apenas um deles vive fora da Floresta Amazônica, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar, como uma lógica colonial. Mas então como me referir? É correto falar terra indígena ou aldeia. Para se referir ao grande grupo, utilize etnia ou povo.

O Roteiro do Xingu, de quatro dias, permite conhecer a aldeia dos Waurá e Trumai, onde os visitantes são recebidos pelos índios e assistem a danças e rituais, escuta, histórias e lendas indígenas, e participam do cotidiano da aldeia.

A visitação acontece com intermédio da Prefeitura de São Sebastião. Entre as atividades do local, há apresentação da aldeia, números de danças e palestras sobre a cultura indígena. As visitas e acessos só acontecem com monitoramento e podem ser agendadas pelo telefone 3317-4128.

Distância entre o São Félix do Xingu e as principais cidades

A cidade mais próxima de São Félix do XinguBelém: 694 km
A cidade mais longe de São Félix do XinguPorto Alegre: 2605 km

Como chegar a Reserva da Jaqueira? A verdade é que a Reserva da Jaqueira pode ser encontrada no acesso pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália. Situada a 2 quilômetros da Costa, o local serve de moradia para 32 famílias que apresentam os seus hábitos e rituais aos turistas.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo.

Que, em 1951, houve um ataque, verdadeiro massacre aos índios, no sul da Bahia e, hoje em dia, temos 38 aldeias Pataxó entre Santa Cruz Cabrália e Alcabaça, que abrigam cerca de 15 mil índios, mais 7 aldeias em Minas Gerais e que a aldeia do Brasil mais urbanizada é a de Coroa Vermelha.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

Ingresso na carreira
Os cargos de Especialista em Indigenismo e de Agente em Indigenismo poderão ser realizados por áreas de especialização referentes à formação do candidato, conforme disposto em edital.

A reserva indígena de Dourados é considerada como uma das mais populosas do Brasil. São cerca de 19.000 índios convivendo em um espaço de cerca de 3.500 hectares.

No Brasil, o termo aldeia é usado principalmente para definir as povoações indígenas. No país, a população indígena vive em aldeias que são distribuídas por todo o território nacional. A aldeia indígena reflete o modo de organização social desses povos, onde cada comunidade mantém a sua dinâmica própria.