De quem é a guia vermelha e preta?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 16 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda)

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

Na Umbanda, muitas das guias (colares) utilizam a cor vermelha. As guias vermelhas costumam estar associadas às Pombas-Giras e à Ogum, mas também podem ser parte das guias dos Exus (preto e vermelho), Omolu, entre outros. As guias vermelhas são úteis para repelir cargas negativas.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção há uma caveira de pedra branca esculpida.

Guia para Ogum
Cores: azul-escuro, vermelho e preto.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.