Qual entidade usa guia preta?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Guia De Orixa Oxumare Verde E Preto.

2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

Na Umbanda, não só os sacerdotes como também espíritos de muitos desses africanos que se tornaram notáveis em suas lutas, são venerados na linha das almas ou Pretos Velhos. Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas.

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

As pessoas que possuem Exu como guia costumam ser brincalhonas. É impossível ficar próximo a elas sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário feito por ela. Adoram pregar peças nos outros, seja escondendo objetos, contando mentiras ou ensinando o caminho errado.

Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023. Amarelo e azul-escuro; preto e vermelho são suas cores.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

O preto velho, na Umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos. Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras.

A cor preta na espiritualidade
A cor preta, apesar de representar o luto, ela também pode representar a elegância, poder, modernidade, formalidade e sofisticação na espiritualidade. Mas seu uso bastante associado e comum é em casos de morte, quando estamos de luto por alguém, por representar isso.

em algumas nações de candomblé e na umbanda quarta é dia de Oyá e Xangô. de qualquer forma, babalorixás/yalorixás costumam aconselhar a não vestir preto, independentemente do dia.

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção tem uma caveira branca de pedra esculpida.

Guia De Oxumare Amarela E Preta Intercaladas.