De quem herdamos o tipo de cabelo?

Perguntado por: evidal8 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Mas sabia que a predisposição para a calvície nos homens vem da mãe? Os homens herdam o cromossoma X da mãe, sendo que é nele que se encontra o gene que “decide” a calvície. Claro que não é um fator único, e genes herdados do pai e fatores ambientais também fazem parte do conjunto total.

“A quem o bebê puxou? Parece mais com o papai ou com a mamãe?” Mal o pequeno abre os olhinhos, e todo mundo já quer saber quais características foram herdadas de cada lado da família. Se os olhos têm a cor azul como os da avó, se o nariz é o da mãe ou se ficará careca como o pai, quando crescer.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

- Tipo 7 e 8 ou cabelo afro: "O cabelo afro é o mais raro no Brasil e representa apenas 2% da população feminina. Isso é resultado da grande miscigenação do nosso povo".

Na idade adulta, eles voltam a ficar menos volumosos e iniciam um novo processo de afinamento entre os 50 e 55 anos. Por fim, o crescimento começa a ser reduzido por volta dos 60 anos de idade e o cabelo retorna à sua origem, tornando-se cada vez mais ralo e sem volume", explicou.

A pesquisa identificou o gene trico-hialina como o responsável pela criação de ondas nos cabelos. Embora cientistas já soubessem que a tricô-hialina tem um papel no desenvolvimento do folículo capilar, ainda não se sabia sobre seu papel sobre os cachos.

As características do cabelo variam dependendo de um gene dominante ou recessivo. O cabelo escuro é sempre dominante sobre o loiro e ruivo. E os cacheados sobre os lisos. A cabeça cheia de cabelo também é mais comum e dominante, enquanto a calvície é recessiva.

Vale ressaltar, que apenas o tempo não é capaz de mudar a estrutura genética do cabelo, que é o principal fator responsável pela construção dos fios e suas características. Se isso estiver acontecendo, fique atenta se não está abusando de aparelhos de calor ou usando algum produto que cause essa reação.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

O FaceApp conta com o filtro Baby Maker que permite misturar rostos e descobrir como seria o filho do casal. Disponível para download grátis, o app funciona em celulares Android ou iPhone (iOS).

Para quem deseja saber como será seu filho, o Baby Maker é um teste online que funciona como um simulador de aparência do bebê. O site usa fotos de ambos os parceiros para criar a simulação. O resultado, então, pode ser compartilhado no Facebook, Instagram, Twitter e em outras redes sociais.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

As pessoas com boa ativação gênica geralmente pertencem ao biótipo conhecido como mesomorfo, que são as pessoas com ossatura pesada e boa massa muscular mesmo sem realizar exercícios. As pessoas com mínima ativação gênica geralmente são ectomorfas: ossatura leve e pequena massa muscular por natureza.

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens.

A distribuição de queratina também é diferente para os orientais. Nesse tipo de cabelo ela é distribuída uniformemente e em abundância, o que também ajuda a alisar os fios, dando também maior resistência ao calor, umidade, sol e etc.

Castanho Escuro 3.0 Cor&Ton
Agora, resta explicar melhor as diferenças entre o castanho escuro e o preto. Essas duas cores são as mais predominantes nas madeixas das brasileiras e possuem, sim, particularidades que as diferenciam.

Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo. Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

"Os fatores são fisiológicos, mas produtos químicos podem mudar a formação dos fios. Além disso, a quimioterapia também pode colaborar para tal acontecimento", explica o especialista.

Cabelos ondulados são típicos dos caucasianos, mas podem ser encontrados em diversas etnias. Cabelos crespos, comuns na etnia negra, possuem formato elíptico e achatado helicoidal, o que lhe confere aspecto encaracolado.