E 4 horas da tarde ou são 4 horas da tarde?

Perguntado por: greis . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Na língua Portuguesa, utiliza-se do verbo ser (e não o verbo ter) para expressar informações de horários. Assim sendo, o correto para este caso é “Que horas são?”. Que horas são.

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.

* Quando nos referirmos à ideia de tempo, ele poderá ir para o plural ou ficar no singular. Vamos conferir? Hoje são vinte, ou seja, não apenas um dia, mas sim vinte.

A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.

Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural.

Use 16h30 ou 16h30min10s. Escreva h, min e s para horas, minutos e segundos. O min é necessário se a indicação especificar a hora até o número de segundo. Note que em horas, minutos e segundos, nas formas abreviadas, não há s, ponto final, dois pontos nem espaço.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

são meio-dia. Já é meio-dia. A segunda opção é a correta. O verbo ser, assim como os demais verbos de ligação, concorda com o predicativo.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Assim, temos que o período compreendido entre a 0h até às 6h faz referência à madrugada; das 6h às 12h, temos a manhã; das 12h às 18h, a tarde; e das 18h às 24h, a noite.

Vespertino se refere ao período da tarde, que vai, normalmente, do meio-dia até às dezoito horas. É usado para caracterizar o que acontece nesse horário.

2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".

A forma correta de escrita é seriam de acordo com a Língua Portuguesa.

Na opção a – O prazo é de trinta dias –, o sujeito é prazo. Daí o verbo no singular. A expressão de trinta dias traduz, com maior acerto, um adjunto adverbial de tempo.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

«Aceita-se «hoje é 2» porque subentendemos «é o dia»: Hoje é [o dia] 2. Em Portugal (no Brasil não sei) o vulgar é dizer assim, por exemplo: Hoje são 2 de Março. Isto é: Hoje são dois [dias] de Março.

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.