É bom colocar sal no shampoo?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.

O nome verdadeiro do sal é cloreto de sódio, e sua utilização nos shampoos é para dar aquela consistência de creme e faz a espuma! O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo, ou lauril sulfato de sódio ou ainda lauril éter sulfato de sódio.

O CLORETO DE SÓDIO E SUA FUNÇÃO NAS FORMULAÇÕES DE XAMPUS
É o agente espessante mais utilizado nesse tipo de formulação. Ele é capaz de aumentar a viscosidade do produto através da interação com agentes tensoativos Page 11 11 empregados, desde que os níveis salinos não ultrapassem certos limites (COUTO, 2007).

O açúcar, que já é usado como ingrediente em receitas para esfoliar a pele, pode ser adicionado ao shampoo para ter uma ação similar no couro cabeludo. Isso mesmo: a promessa dessa mistura caseira é limpar e esfoliar a região, tirando um pouco de sua oleosidade característica.

O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!

O sal não clareia, mas dá um brilho ótimo para o cabelo. Coloque uma parte de sal para outras 5 partes de sal e coloque no cabelo e deixe descansar por 15 minutos. Enxágue e terá um cabelo com cores mais vivas.

Lembre-se de não molhar a cabeça.
O sal grosso na cabeça pode enfraquecer seu campo energético. Caso isso aconteça, você ficará ainda mais vulnerável às energias negativas.

Cabelo Volumoso e Texturizado com Spray de Sal? Veja Como Usar!
...
Como aplicar?

  1. separe o cabelo por partes;
  2. aplique o spray de sal em cada uma das camadas;
  3. enrole mechas com os dedos e finalize com o secador.

Um shampoo para progressiva deve ser mais suave, sem sal, com um pH neutro e, de preferência, formulado especificamente para fios quimicamente tratados. Afinal, esses produtos criam uma espécie de película protetora que ajuda a prolongar ainda mais o efeito liso no cabelo.

O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.

Os shampoos com sulfato têm um grande poder de limpeza, mas ressecam ainda mais o fio. Caso seu cabelo seja oleoso e necessite de um shampoo que limpe mais, você pode utilizar produtos com óleos vegetais - como o de coco - ou silicones no comprimento dos fios antes das lavagens.

Não há problema usar todos os dias, caso a pessoa deseje. É recomendado usar o soro direto como último enxágue, caso você tenha usado shampoo e condicionador somente.

O que colocar no shampoo para crescer cabelo?

  1. óleo de coco.
  2. óleo de argan.
  3. óleo de rícino.
  4. café em pó
  5. cravo da índia;
  6. babosa;

O uso do soro fisiológico diretamente nos fios pode ser uma boa forma de utilizar este produto em sua hidratação.
...
Passo a passo:

  1. Lave o cabelo como de costume - com shampoo e condicionador;
  2. Aplique uma quantidade generosa de soro fisiológico no cabelo como um último enxágue;
  3. Finalize os fios como de costume.