Pode usar shampoo de uma marca e condicionador de outra marca?

Perguntado por: emello . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Segundo o cosmetologista Filipe Barbosa, a necessidade de combinar shampoo e condicionador da mesmas linha é um mito. Ele afirma que é possível usar produtos diferentes e não causar danos aos cabelos desde que suas funções sejam complementares. "É permitido usar produtos de linhas distintas.

Ao inverter a ordem dos produtos, os cabelos podem ficar ressecados após a lavagem. Por isso, é importante repetir a aplicação do condicionador no final do processo. Ou seja, se antes a sua rotina incluía shampoo + condicionador, agora a lavagem pode começar com condicionador + shampoo + condicionador. Entendeu?

Pode misturar shampoo e condicionador? Não é recomendado! A formulação de shampoos e condicionadores comuns ao serem misturadas em um único frasco não se transformam em um shampoo 2 em 1 e podem anularem a eficácia de ambos os produtos.

Sim, você pode usar dois tipos diferentes do produto na mesma lavagem! Mas sempre tomando cuidado de combinar shampoos que se complementem e, assim, não acabem anulando um o efeito do outro, ok? A ideia é aproveitar a mesma lavagem para conseguir um resultado positivo em dobro, por isso, muita atenção!

Muitas mulheres se perguntam se é saudável usar o mesmo shampoo por muito tempo ou se é melhor intercalar entre diferentes shampoos. Estudos científicos provam que o uso contínuo do mesmo produto capilar durante muito tempo otimiza sua efetividade já que os resultados se acumulam.

Você pode escolher máscaras de tratamento, condicionadores ricos em proteína e até óleos para fazer um pré poo caseiro. Se o produto tiver a promessa de hidratar e nutrir os fios, está valendo. As misturinhas podem ser feitas sempre que for lavar o cabelo.

Condicionador deve ser aplicado em dias alternados
E o mesmo vale para o shampoo, já que os componentes limpantes do produto podem causar ressecamento se forem usados diariamente. Matéria publicada em 06 de julho 2021, por Webedia.

Em primeiro lugar vem o shampoo, pois ele abre a cutícula dos fios. Já o condicionador tem a função de fechá-la e precisa ser usado logo após o shampoo. Muitas cacheadas acreditam que essa ordem impede que a hidratação penetre nas madeixas.

Usar shampoos, condicionadores e máscaras da mesma linha é a melhor opção que você pode ter e a explicação é simples: os produtos possuem o mesmo tipo de tecnologia e os componentes da fórmula se complementam.

O pré-poo, ou pré-shampoo, nada mais é do que uma preparação dos fios antes da lavagem. Ele impede que a oleosidade natural seja eliminada junto com as impurezas e, para isso, cria uma película protetora no comprimento dos fios, região onde o cabelo costuma ficar mais seco.

De um modo geral, os tipos de cabelos mais secos devem ser lavados no máximo duas vezes por semana, enquanto os tipos de cabelos oleosos podem requerer lavagem diária. Se você tem cabelo normal e não sofre de ressecamento ou oleosidade, você tem o luxo de lavar o cabelo sempre que sentir que precisa.

tempo para o produto agir
Deixar o produto agir um pouco no cabelo também ajuda a completar a eficácia da lavagem. A profissional, que atende na Clínica Goa Health Club, conta que não há um tempo de duração específico, mas que em média três minutos são mais do que suficientes para o shampoo fazer o efeito certo.

Escolha shampoos com fórmula cremosa e procure substâncias que foram retiradas na hora da escova, como a queratina. Cabelos mistos: se o seu cabelo tem a raiz é oleosa e as pontas secas, vale apostar nos shampoos para cabelos mistos, que já existem no mercado de beleza e são conhecidos como fórmulas detox.

Shampoos perolados são ideais para o dia a dia
As fórmulas peroladas ou translúcidas funcionam como um meio termo que é perfeito para o uso diário. O produto junta a hidratação dos shampoos leitosos com a limpeza diária dos transparentes, sendo um shampoo de tratamento.