É bom gato dormir com o dono?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Na verdade, ter um gato dormindo na cama é um ótimo sinal. O Dr. Ítalo Teixeira, médico-veterinário da Petz, explica que isso significa que o peludo tem muito carinho, respeito e confiança pelo tutor. Abaixo, separamos os principais motivos que levam o bichano a dormir com o tutor.

De maneira geral, não há problemas do felino dormir na cama de seu tutor, desde que você não tenha alergia. Por isso, caso encontre o pet em sua cama, a recomendação é: aproveite a companhia e o carinho do animal. Faz muito bem.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.

Não dormir com o pet ao observar ectoparasitas (pulgas ou carrapatos) e fazer o tratamento imediato. Esses ectoparasitas podem causar doenças nos animais e em humanos.

Sim, o gato pode dormir no escuro.

No caso de felinos que gostam de dormir mais aconchegados, uma cama redonda e pequena já atende à necessidade. Alguns gatos gostam de caixas de papelão para dormir.

A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim. Entretanto, existem outras maneiras melhores, menos dolorosas e arriscadas de fazer isso.

Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor. Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.

De fato, em muitas culturas, os gatos são considerados autênticos guardiões espirituais, como na China ou no Japão, onde existe o Maneki Neko, que afasta os maus espíritos e atrai a boa-sorte.

Nesse caso, o olfato é o principal responsável. Os gatos sentem quando estamos doentes porque ocorrem mudanças químicas no nosso organismo que são facilmente percebidas por eles. Essas mudanças alteram o nosso cheiro e os felinos reconhecem que algo não está certo.

Atraem o dinheiro, a prosperidade, e ajudam a ter um foco definido na vida.

Gatos são protetores espirituais por natureza. A explicação do porquê os gatos tiram as vibrações negativas vem de uma enorme energia espiritual e cósmica que carregam naturalmente, como nenhum outro animal é capaz.

Eles nos ajudam a dormir
Quem já conviveu com um bichano sabe como é gostoso quando nossos bigodudos dormem em nosso colo, ronronando e demonstrando carinho. Entretanto, estudos mostram que uma das vantagens de ter um gato é que eles nos ajudam a dormir melhor!

Uso de desinfetantes
Por isso, para manter o ambiente realmente limpo, é importante lavar com água e detergente o local antes de passar o desinfetante. Os produtos já conhecidos são excelentes e há também opção de desinfetantes próprios para animais, encontrados normalmente em petshops.

Olfato, audição e muita curiosidade
Uma das explicações para o gato te seguir até o banheiro pode estar no olfato bastante apurado dos felinos. O banheiro é constituído por uma mistura de odores que despertam uma sensação única, o que pode ser bem estranho para nós humanos.

Esfregando em você, torcendo uma cauda ao redor da perna, miando para dizer “oi”… São algumas das maneiras de como os gatos dizem que eles gostam de você. Retribua o gesto com um momento para acariciá-lo para criar um vínculo mais próximo com ele.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele.

Os felinos podem ser muito carinhosos e carentes, e eles demonstram tudo com gestos. É comum ver o gato lambendo o dono, por exemplo. Eles ronronam e podem invadir seu espaço para pedir carinho. Quando os gatos lambem os donos, esse é um sinal muito comum de desejo por atenção.

Quais são os sintomas da toxoplasmose no gato? O gato não apresenta sintomas claros de que está infectado. No entanto, a sintomatologia depende do ciclo de vida em que o parasita se encontra. No ciclo enteroepitelial os sintomas são mais leves e muitas vezes imperceptíveis, podendo surgir vômitos e diarreias.