Qual a distância que um gato sente o cheiro do dono?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Moléculas de determinados odores podem viajar por centenas de quilômetros e, se tiverem concentração suficiente para serem percebidas, poderão ser utilizadas para localizar o caminho procurado. Às vezes, o cheiro que o gato reconhece só chega até ele quando o vento sopra em um determinado sentido.

Os experimentos já realizados pela psicóloga revelaram que os gatos conseguem interpretar os gestos humanos para encontrar alimentos escondidos, reconhecem a voz do dono e pedem comida a quem olhe para eles e os chame pelo nome — fatos que sugerem que os felinos sabem o próprio nome.

Os gatos sentem falta dos donos, mas os sinais são mais sutis. Ao voltar de uma viagem, o tutor pode encontrar o bichano na porta à sua espera, se esfregando e até mesmo miando mais do que o normal. Muitas vezes, o gatinho fica mais carente e mais próximo do dono nos dias seguintes.

É um sinal claro de que lhe ama e de que desfruta da sua companhia. Se faz muito calor, seu gato pode entrar no banheiro em busca do azulejo frio para se refrescar, deitar e descansar tranquilamente.

Enriquecimento ambiental
Os gatos podem gostar tanto do banheiro, pois o ambiente externo não está tão atrativo assim para eles. Ainda há a possibilidade de ser uma oportunidade de chamar atenção de seus pais humanos. Os bichanos necessitam de atenção e carinho, assim como um ambiente com prateleiras e brinquedos.

Por conta de sua independência, uma dúvida fica no ar: por quanto tempo um gato lembra do dono? Devido à capacidade cognitiva do felino e o vínculo criado entre tutor e pet, os gatos lembram de seus donos ao longo de toda a vida.

Gato dormindo com o tutor
Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele.

Podemos dizer que basicamente beijos não fazem parte das demonstrações afetivas dos gatos. Há gatos que ficam paradinhos aceitando nossas bajulações e outros que de repente se sentem enjaulados.

15 horas

Os gatos dormem em média 15 horas por dia, como alguns gatinhos mais dorminhocos a dormirem até 20 horas por dia. Há alguns fatores que influenciam o número de horas que um gato dorme, sendo a idade um dos mais importantes.

O ato de afofarem deixava o local mais aconchegante. Por isso, quando encontram uma coberta ou alguma coisa que possa ser usada para dormir, eles afofam antes. Assim, garantem a qualidade da soneca.

Tem miado excessivo
Para cada necessidade do amigo de quatro patas há um tipo de miado, e você já deve ter notado isso. O miado por atenção é bem diferente do miado de tristeza, por exemplo. Sabe aquele miado arrastado, carregado de um tom desanimado? Esse pode ser um grande sinal de que o gato está triste e chorando.

O que significa quando um gato se aproxima de você dessa forma? É provável que a presença de um desconhecido tenha deixado o animal inseguro, porém com o tempo ele pode observar a interação com o tutor e percebeu se tratar de alguém que não oferece riscos.

Por sentirem o que nós sentimos e terem conosco uma forte conexão emocional, os gatos podem ser afetados pelos nossos sentimentos ruins. Isso significa que quando você está passando por um período de stress, seu gato pode acabar ficando estressado também. O mesmo vale para períodos de ansiedade, nervoso, raiva.

Apesar de a maioria das pessoas pensar que gatos não gostam de carinhos, esses felinos adoram receber carícias. Onde os gatos gostam de carinho mesmo é na parte superior da cabeça, entre as orelhas, e nas costas. Uma das dicas de como fazer carinho em gato é estar sempre com as mãos leves e fazer movimentos suaves.