É bom ter minhoca em horta?

Perguntado por: hcustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".

As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos.

Para manter esta população em um nível benéfico ao seu gramado, alguns tratos culturais podem ser realizados, como o controle de irrigação, remoção das aparas do gramado e a finalização com a cobertura de areia grossa.

O húmus pode ser aplicado da seguinte forma: A lanço – Pode ser a aplicado com a mão ou com máquina espalhadora de calcário em toda a área. Em faixas – Aplicado somente na faixa de plantio; No berço (cova) – Aplicado na projeção da copa de arvores, cobertura para mudas e árvores (frutíferas, ornamentais, nativas).

Muitas pessoas têm a ideia de que as minhocas possam ser bichos peçonhentos, mas é o contrário: são limpas e não transmitem doenças, e ainda podem ser usadas em sua casa sem causar problemas.

Minhocas destacam-se pelo seu papel no funcionamento do solo, sendo responsáveis pela melhoria da aeração e também pela produção do chamado húmus, um fertilizante natural produzido por esses animais.

Caso espante as minhocas, uma solução eficaz é colocar borra de café no solo em alguns espaços específicos. O cheiro atrairá as minhocas de volta ao seu quintal. Além disso, resíduos orgânicos também atraem os pequenos animais. O ideal é colocar restos de comida em buracos de 15 cm.

Ao finalizar o processo de vermicompostagem, se as minhocas não forem transferidas para um novo substrato, elas fogem em busca de alimento.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos. Caracterizam, em particular, por apresentarem os seus corpos segmentados, tanto interna, quanto externamente. As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos.

Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição.

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".

Se isso acontecer, retire a tampa de sua composteira por algum tempo, remexa o conteúdo e acrescente um pouco mais de material seco e não coloque novos resíduos por uns dois dias.

As famosas larvas brancas que surgem na composteira sem explicações podem ser advindas justamente dessas moscas de frutas que são atraídas pela alta umidade do composto. Muitas pessoas entram em desespero quando veem essas larvinhas achando que toda a compostagem estará perdida, mas muita calma.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

As minhocas são as grandes responsáveis pela aceleração do processo de compostagem do seu resíduo orgânico. As minhocas se alimentam do resíduo orgânico transformando-o em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus.

Feito isso, combine-a com terra vegetal e terra comum, seguindo a proporção 1:1:1. Faça a mistura fora do vaso. Feito a mistura, coloque húmus de minhoca. ela funciona como adubo orgânico e sustenta, ainda mais, as plantas.

Adicione as minhocas
Adquira minhocas californianas (Eisenia hortensis) para sua composteira caseira. Cerca de 450 gramas de minhocas desse tipo é o ideal para começar. Não se preocupe pois geralmente elas mesmas fazem o controle da população.

Segundo literatura especializada, a quantidade ideal de minhocas para se iniciar uma criação são 1.000 minhocas por metro quadrado. Mas é preciso considerar que essa quantidade está indicada para minhocários em valas ou montes, com resíduos ou estercos previamente compostados.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.