É bom tomar mel antes de cantar?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O mel contém bactérias que realmente enfraquecem a capacidade dos patógenos de se multiplicar no organismo, e ainda pode fazer com que os antibióticos funcionem melhor. Por isso, é um dos melhores alimentos para a voz, visto que protege a saúde da garganta e das cordas vocais.

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças para manter a saúde vocal, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal como a água, maçã, frutas cítricas, fibras, mel e própolis.

Alimentos ruins para a voz
Alimentos adicionais que você deve evitar são o café, bem como alimentos picantes ou quentes. Laranjas, limão e outros citricos podem provocar uma garganta seca e irritada. Você deve evitar todas e quaisquer bebidas gasosas.

Hidratar a voz.
Se você tem dúvidas do que beber para que a sua voz soe melhor, a resposta é bem simples: água. Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios.

5 dicas para alcançar notas mais altas

  1. 1 – Beba um copo de água morna. Essa dica é muito comum e com certeza você já ouviu falar nisso. ...
  2. 2 – Respire devagar para aliviar a tensão. ...
  3. 3 – Fortaleça o diafragma. ...
  4. 3 – Massageie a face e os lábios. ...
  5. 4 – Cante para aquecer a voz. ...
  6. 5 – Descanse a voz.

A água é importante porque hidrata a laringe e, dessa maneira, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. Já a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Embora algumas pessoas nasçam com um dom natural para cantar e não precisem de muito treino, a grande maioria precisa treinar para obter uma voz de canto bonita. Por isso, da mesma forma que se treinam os músculos do corpo na academia, quem precisa cantar, ou tem esse desejo, também deve treinar a voz.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.

Exercícios De Dicção

  1. Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  2. Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  3. Estale A Língua. ...
  4. Vibre Os Lábios.

Os tons baixos da voz masculina são mediados pela testosterona, um hormônio que pode estar implicado na alta prevalência de gagueira neste sexo.

Na verdade, uma voz sedutora é aquela que envolve as pessoas, que transmite convicção. É personalidade ao falar que torna uma voz sensual”, explica o profissional.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

1) Beba de sete a oito copos de água, em temperatura ambiente, ao longo do dia. Se quiser, faça gargarejos suaves com água morna e sal. 2) As pregas vocais são envolvidas por uma mucosa, que deve estar sempre saudável. Intensifique a hidratação caso permaneça muito tempo em locais com ar condicionado.

Entre as diversas condições clínicas responsáveis, podemos incluir doenças respiratórias (rinites, resfriados, gripes), laringites inflamatórias, infecciosas, lesões das cordas vocais (nódulos, pólipos, cistos), paralisia de cordas vocais, refluxo gastroesofágico, câncer laríngeo, uso abusivo da voz, doenças ...

Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes
Alimentos muito quentes ou muito gelados podem aumentar a irritação da garganta e piorar a rouquidão, por isso deve-se evitar as temperaturas muito extremas, dando preferência a alimentos e bebidas mornos ou à temperatura ambiente.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem. A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia.

Frutas. De fato, comer a maçã antes de uma apresentação tem o seu fundo de verdade. Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada.

O chocolate não é recomendado antes do uso intensivo da voz (falada ou cantada), como em aulas, ensaios, gravações e apresentações, porque pode deixar o muco no trato vocal (Veja AQUI o que é o trato vocal) mais espesso, mais "gosmento", causando sensação de pigarro e afetando a ressonância (o som pode ficar mais ...