Pode beber água antes de cantar?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Se você tem dúvidas do que beber para que a sua voz soe melhor, a resposta é bem simples: água. Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Assim, beber água pode ajudar com problemas na voz porque mantém as mucosas das pregas vocais hidratadas, e isso faz com que elas vibrem com uma maior facilidade e produzam uma voz sem alterações.

As melhores escolhas são os chás de flores e frutas, camomila e erva-doce. O mel e o limão também são muito indicados quando o assunto é o que comer para ter uma voz boa para cantar. Aqui, vale ressaltar que não necessariamente você precisa comer a mistura.

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Aquecimento vocal. O aquecimento prepara os músculos vocais para um melhor desempenho e contribui para a prevenção de lesões. Exercícios para aquecer a voz podem ser praticados não apenas por quem canta, mas por todas as pessoas que precisam da voz para trabalhar.

Exercício para relaxar a garganta
O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.

Na lista estão alimentos condimentados, leite e derivados, chocolates, achocolatados, café, chá preto, bebidas alcoólicas, poluição, poeira, ambientes ruidosos, choque térmico, abuso vocal, refluxo gastroesofágico, pastilhas e sprays para a garganta, entre outros.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

O Que Comer Antes de Cantar
Um estômago cheio não é apenas desconfortável, mas também pressiona seu diafragma, resultando em dificuldade em respirar. Para o melhor desempenho, coma bem e você vai cantar como nunca antes.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças para manter a saúde vocal, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal como a água, maçã, frutas cítricas, fibras, mel e própolis.

Cantar diariamente
Quanto mais você praticar, melhor será a sua voz. Por isso, procure cantar pelo 30 minutos por dia, mas sem esquecer de aquecer e desaquecer a voz. Também evite cantar em excesso para não forçar as suas cordas vocais e provocar nós ou fendas.

Portanto, a água gelada não entra em contato com as cordas vocais, não podendo agir diretamente lá. Tem gente que deve estar pensando: “Nossa, mas sempre quando eu bebo gelado, eu fico um pouco rouco”. Então, a explicação não é de que o gelado está fazendo mal para as suas cordas vocais.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

3 formas de corrigir a voz anasalada em casa

  1. Abrir mais a boca para falar. A voz anasalada é muito frequente em pessoas que falam com a boca quase fechada, pois isso faz com que o ar não saia apenas pela boca, sendo também eliminado pelo nariz. ...
  2. Fazer exercícios para fortalecer os músculos. ...
  3. Baixar a língua enquanto fala.

Embora algumas pessoas nasçam com um dom natural para cantar e não precisem de muito treino, a grande maioria precisa treinar para obter uma voz de canto bonita. Por isso, da mesma forma que se treinam os músculos do corpo na academia, quem precisa cantar, ou tem esse desejo, também deve treinar a voz.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

Tudo o que você precisa fazer é deixar seu queixo levemente abaixado e seus músculos peitorais levemente flexionados (às vezes muito flexionados) quando quer cantar com mais potência. A maioria dos cantores pendem para a frente ou levantam o queixo na hora de dar aquela nota poderosa.