É certo falar podido?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ação de ser ou de estar autorizado para realizar alguma coisa: estava decepcionado por não ter podido terminar a prova. Etimologia (origem da palavra podido). A palavra podido deriva como forma verbal do verbo poder.

Indicativo

  1. Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ...
  5. Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ...
  6. Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.

“Poder” é a forma infinitiva do verbo e, portanto, deve ser usado em frases que não requerem conjugação, como quando o sujeito é indefinido, em frases imperativas ou no caso de “construções perifrásticas”, que ocorrem quando usamos dois verbos juntos para expressar uma única ideia.

Exemplo de uso da palavra Instas:
Confira os instas com mais seguidores no Brasil!

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo, exemplos: quando eu puder. se você puder.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Puderam indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: eles puderam. Poderão indica futuro.

pretérito perfeito: pude, pudeste, pôde, pudemos, pudestes, puderam; pretérito mais-que-perfeito: pudera, puderas, pudera, pudéramos, pudéreis, puderam; futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.

Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

Trata-se da conservação de parte da irregularidade que se observava em latim, no presente do indicativo do verbo posse, «poder», originalmente um verbo composto: possum, possumus, possunt, mas potes, potest, potestis. O português, em parte como o italiano, manteve a irregularidade na primeira pessoa do singular.

Quando usar 'pode'
A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Verbo - Ser capaz: 11 ser capaz, conseguir, controlar, saber, ter potencial, lograr. Exemplo: Quem me dera poder participar na maratona.

Naquela época, eu podia ir lá todos os dias. A menina nunca podia brincar no pátio, a mãe não deixava. Poderia faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados: Se ele quisesse, tudo poderia ser diferente.

Substantivo

SingularPlural
Masculinoinfluencerinfluencers
Feminino