É correto dizer deseje?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Deseje vem do verbo desejar. O mesmo que: queira, cobice, aspire, ambicione, anele, anseie, apeteça, empenhe, estime.

Significado de Desejar
verbo transitivo direto Querer a realização, a posse de; apetecer, ambicionar, cobiçar: desejo uma casa melhor. Dedicar esforços em relação a algo; empenhar: desejava a vitória e acabou por conseguir.

Esteja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra esteje está errada. Esteja é a forma conjugada do verbo estar no presente do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.

Ambiciona: 2 ambiciona, almeja, cobiça, apetece. Aspira: 3 aspira, sonha, suspira, anela, interessa-se, estima.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

“QUANDO SE 'DESEJA' OU 'DESEJAM' ALCANÇAR RESULTADOS”? Segundo a norma culta, o correto é dizer e escrever “quando se deseja alcançar resultados”, uma vez que o sujeito de “deseja” é “alcançar resultados” [“quando alcançar resultados se deseja”].

Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Para expressar gostos, desejos e vontades em português, contamos com algumas estruturas que são utilizadas com o Presente do Conjuntivo.
...
Essas expressões são:

  1. Desejar que;
  2. Querer que;
  3. Esperar que;
  4. Ter vontade de que;
  5. Ter o desejo de que.

O querer parte do pensamento,da consciência. Você escolhe querer algo que lhe parece interessante, necessário, importante, etc. O desejo, porém, é da ordem daquilo a que não se tem acesso direto.

Na Língua Portuguesa, apenas a palavra “seja” é considerada correta. Isso porque, ela faz parte da conjugação dos modos subjuntivo (primeira e terceira pessoas do singular) e imperativo (terceira pessoa do singular) do verbo ser.

No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Grande força de vontade: 2 vontade, afinco, determinação, disposição, persistência, perseverança, tenacidade, fibra, energia, força, esforço, empenho, vigor, entusiasmo, intensidade, constância.

Continuar lendo É correto dizer Me Too?