É correto dizer fiquei fora de si?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

113. A dúvida é: Eu fiquei fora de si ou de mim? A resposta é: Eu fiquei fora de mim.

Significado de Mesmos
Mesmos é o plural de mesmo. O mesmo que: próprios, idênticos, semelhantes.

Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Apesar da mudança ortográfica ter tirado o hífen de diversas palavras, "bem-vindo" não foi uma delas. Por isso, a forma certa de saudar alguém é com "bem-vindo". Exemplo: Seja bem-vindo à Bahia! Sejam muito bem-vindos!

1 per se, intrinsecamente, por si só, por si, por si próprio, em si mesmo, pessoalmente, fisicamente, diretamente, em pessoa, corporalmente, sem intermediário, presencialmente.

advérbio [Antigo] De modo a consentir, aceitar; sim.

O Sistema Internacional de Unidades, abreviado pela sigla SI, é um conjunto de unidades de medidas correspondentes às grandezas físicas fundamentais e suas derivações. O SI representou uma evolução do sistema métrico quando estabelecido em 1960, durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França.

1. Dar o melhor de si. 1. Entregar-se de corpo e alma para a realização de determinada coisa.

Qual será o correto? A palavra meio quando se refere a adjetivo é um advérbio, por tanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é a forma: ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda. Exemplo: Mariana ficou meio cansada depois de passar o dia lendo sobre gramática para o vestibular.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. A frase colocada nas placas dos elevadores deveria ser corrigida, e a palavra "mesmo" substituída por "ele": "verifique se ele se encontra..."

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

O termo sempre está ligado a ideia de tempo, sendo importante para definir as horas de um compromisso ou o determinado tempo para realizar uma ação. O termo ora, por outro lado, deve ser usado quando o objetivo é falar de algo que acontece neste momento, que está acontecendo no momento.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?