É correto dizer eu lhe amo?

Perguntado por: rramos8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."

A forma é-lheé [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.

Os pronomes de terceira pessoa que representam um complemento sem preposição são o, a, os, as. Então, a frase apresentada está adequada ao padrão culto da língua: Amo-a. Seria inadequado dizer “Amo-lhe” ou “Amo ela”.

Como dizer Eu Te Amo em português?

  1. Eu amo você. Esta é uma forma muito comum de confessar seus sentimentos. ...
  2. Eu te adoro. Esta é outra maneira de dizer 'eu gosto de você' em português, mas usando o pronome oblíquo. ...
  3. Estou apaixonado por você. Talvez você ainda não queira usar as palavras 'eu te amo', mas está quase lá.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Quando um homem diz “eu te amo”, isso significa que ele está disposto a investir mais tempo na relação, o que implica que ele estará disponível e ajudará a cuidar dos filhos.

São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

O “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino, contudo, como já explicitado, não exerce função de objeto direto e sim de objeto indireto.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

A forma foi-lhepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Sinônimo de lhe

  1. A ele: 1 ao senhor, à senhora, a você, a ela, a ele.
  2. Dele: 2 sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você.
  3. Nele: 3 no senhor, nela, nele, em você, na senhora.
  4. Para ele: 4 para você, para o senhor, para ele, para ela, para a senhora.
  5. Ante ele:

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

Quando falamos “eu amo ela” é como se estivessemos falando “I love she” em inglês. O certo é “I love her” que no caso em português é Eu a amo. Porém, no discurso falado brasileiros falam “eu amo ela” “eu fiz ele..” etc mesmo que teoricamente seja errado. Mas quando o assunto é preposição ja é diferente.

Por exemplo, você pode dizer:

  1. "Eu realmente aprecio você, mas não estou no mesmo ponto emocional no momento."
  2. "Você é uma pessoa incrível, mas ainda estou descobrindo meus sentimentos."
  3. "Você é muito importante para mim, mas preciso de mais tempo para entender meus próprios sentimentos."
Continuar lendo Estou lhe ou estou lhe?