É correto dizer sair para fora?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Exemplos: Sair para fora - o correto é apenas sair. Entrar para dentro - o correto é apenas entrar. Encarar de frente – o correto é apenas encarar.

Você poderia "ir para dentro", mas não "ir a dentro". É bom lembrar que "entrar para dentro" não está errado, mas é uma redundância, já que ninguém pode "entrar para fora". Na frase "O Santos adentrou o campo de jogo", temos o correto uso do verbo adentrar.

Exemplo de Pleonasmo
No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

Romanos 12:1–2 comenta sobre o comportamento e a transformação interna. Paulo diz os cristãos devem “oferecer o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. “ Esta é uma ação externa. Ele diz para fazermos isso, sem esperar necessariamente por um transbordamento de transformação interna.

Significado de Fora
advérbio Na parte exterior; na face externa. Em outro local que não aquele em que habitualmente se reside.

“Certeza absoluta”
Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade. Errado: Você tem a certeza absoluta de que isso aconteceu assim?

No Brasil a forma mais comum é "um novo lançamento". Raramente ouvimos "um lançamento novo". Claro, é um pleonasmo, como alguém comentou, da mesma forma que "uma surpresa inesperada", "duas metades iguais" ou "elo de ligação" São pleonasmos mas são ouvidos com frequência.

Observe, nos exemplos, como os termos grifados exprimem a mesma coisa, criando um efeito proposital: “E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Morais) “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque) “E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou” (Chico Buarque)

(Aqui, afora com a ideia de tempo.) “Ao ouvirem a explosão, todos saíram porta afora, ninguém ousou sequer olhar para trás.” A fora, escrito separado, é usado unicamente nas expressões de dentro a fora (em oposição a dentro) e de fora a fora (em toda a extensão).

A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão da língua, gerando problemas de entendimento do enunciado ou ruídos na comunicação. Estão relacionados a desvios de sintaxe, erros no emprego de uma palavra, pleonasmo não intencional, ambiguidade de sentido, entre outros problemas de comunicação.

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

Resumo sobre as figuras de construção ou sintaxe
Anáfora é a repetição de um ou mais termos no início de versos ou frases. Pleonasmo é a repetição intencional com o objetivo de enfatizar uma ideia. Anacoluto é a falta de conexão sintática entre o início da frase e a sequência de ideias.

Gênesis 35 fala sobre o estabelecimento da casa de Jacó em Canaã. O estudo bíblico de Gênesis 35 enfoca o culto de Jacó a Deus em Betel, a bênção do Senhor sobre ele, o nascimento de Benjamim e as mortes de Raquel e Isaque.

Gênesis 28 Ouvir
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

1 afastado, distante, estrangeiro, exterior, exteriormente, externamente, longe.

O advérbio fora indica a parte exterior ou externa de alguma coisa, bem como algo que se localiza no exterior ou sem ser no local em que se reside.
...
Fora (ó): advérbio, substantivo, preposição e interjeição

  1. Ele está fora, só vem amanhã.
  2. Joga fora. Isso já não serve para nada.
  3. Estão todos lá fora, esperando para entrar.

Resposta: "Fora" é uma das formas verbais do pretérito mais-que-perfeito, que se usa quando se relata um fato acontecido antes de outro fato passado. Ou seja: é o pretérito do pretérito.