É correto falar Lembrem-se?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A forma lembrem-sepode ser [terceira pessoa plural do imperativo de lembrar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de lembrar] .

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Na língua portuguesa, a palavra “se” pode ser conjunção ou pronome átono e há situações em que ambos podem muito corretamente aparecer na mesma construção, cada um exercendo seu papel. Exemplos: Ele não sabia se se queixava comigo ou com você. Tudo ficará melhor se se dispuserem a ajudar.

O «se» coloca-se antes do verbo (posição proclítica) nas seguintes situações: Nas orações subordinadas: «Penso que ele se feriu», «Queria que ele se casasse», «Quando se recomenda uma substituição, é preciso conhecer o assunto», «Como ele se foi embora, não sei onde estão os papéis».

Juntar-se em mancebia com alguém, sem vínculo formal ou legal, sem manter uma relação explícita como a do casamento; amasiar: depois de muito tempo de namoro, resolveram se amancebar.

Significado de deslumbrar
[Figurado] Ficar repleto de admiração (por alguma coisa que se destaca pelo excesso de boas qualidades); ficar fascinado por; seduzir-se: seu conhecimento deslumbra (o professor); deslumbrou-se com a inteligência do professor.

verbo intransitivo e pronominal
Ficar; deter-se; permanecer; parar. 2. Demorar-se.

A forma [lembremos]pode ser [primeira pessoa plural do imperativo de lembrar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de lembrar] .

Ao se unirem o verbo na 1ª pessoa do plural (Exemplo: Lembremos) e o termo “nos”, deve-se excluir a letra “s” da terminação do verbo: lembremos + nos (Exemplo: Neste dia, lembremo-nos da morte de um importante escritor brasileiro.).

1 rememorar, acordar, comemorar, evocar, lembrar, memorar, memorizar, reavivar, recapitular, recordar, remembrar, reviver. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

O pronome "se" torna-se, portanto, parte integrante dos verbos reflexivos.