É correto falar muito pouca gente?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios.

Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

Resposta verificada por especialistas
Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim". Por isso, falamos "Marcelo é maior que Márcio" e "Roberta é menor que a irmã".

9 sinônimos de pouca para 1 sentido da palavra pouca: Em pequena quantidade: 1 insuficiente, escassa, moderada, parca, limitada, pequena, minguada, acanhada, magra.

advérbio Em pequena quantidade; que é reduzido, apoucado, diminuto; pouco: poucas alegrias; pouca duração; poucas amizades. substantivo feminino Aquilo que é pequeno, reduzido; escassa, limitada: as poucas horas que passamos juntos foram inesquecíveis!

3 adequada, apropriada, acertada, ajustada, conveniente, conforme, harmonizada, adaptada, própria.

“Muito boa tarde para você” (sem hífen em “boa tarde”, como já veremos) é uma construção em que o advérbio “muito” intensifica o adjetivo “boa”, que por sua vez qualifica o substantivo “tarde”. Quem a emprega está desejando ao interlocutor “uma tarde muito boa”, só isso. Nada a ver com uma grande quantidade de tardes.

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

NOSSAS VIDAS ou NOSSA VIDA? NOSSOS CORAÇÕES ou NOSSO CORAÇÃO? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural.

Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

Não é errado falar "bem melhor" ou “muito melhor" não, pois o mesmo não é classificado como vício linguístico, é para intensificar o adjetivo "melhor" @alexidan os dois estão corretos,mas o "muito" estaria fazendo a ação de "mais",ou seja, em excesso.

Pouco é adjectivo quando colocado antes de substantivo, e varia em género e número com o substantivo que qualifica: «Poucas pessoas se salvaram no desastre». Como pronome indefinido, também pode variar em género e número: «Poucos sabem o que se passou».

O que é Pequena quantidade:
Pouco, reduzido, mínimo.

expressão Por pouco. Por um triz, quase. Pouca-vergonha.

“Há pouco” diz respeito ao passado, a algo que já aconteceu. Essa expressão indica que algo ocorreu “faz pouco tempo”. Nesse caso, a palavra “tempo” fica subtendida, já que “pouco” significa “pequeno espaço de tempo”. Por sua vez, “a pouco” diz respeito ao futuro, ao que ainda vai acontecer.

Poça é um substantivo feminino e se refere a um pequeno buraco onde a água se acumula. Possa é uma forma conjugada do verbo poder: que eu possa, que ele possa.