O que significa beber pouca água e urinar muito?

Perguntado por: ematiass . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O diabetes insipidus é causado por um problema no hormônio antidiurético (ADH), uma substância produzida no cérebro, que é responsável por controlar a quantidade de água que o rim vai eliminar ou reabsorver. Quando o ADH está em excesso no sangue, urinamos pouco; quando o ADH está em falta, urinamos muito.

Portanto, estes são alguns sinais de alerta para a falta de água no organismo:

  • Dores de cabeça. ...
  • Prisão de ventre. ...
  • Metabolismo lento. ...
  • Pele seca. ...
  • Dores nas articulações. ...
  • Infecções urinárias. ...
  • Sensação frequente de fome, boca seca e sede.

Por que fazer muito xixi tem a ver com queimar gordura?” E, realmente, não é uma relação muito intuitiva. Porém, isso acontece porque, quando você começa uma dieta low-carb, os seus níveis de insulina tendem a baixar. E os níveis mais baixos de insulina é que influenciam na sua vontade de urinar.

Urina transparente
Além disso, a urina pode ficar transparente em quadros de diabete descontrolada, o que também faz com que a pessoa precise ir ao banheiro com mais frequência.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

Segundo Karin Anzolch, urologista do Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o mais comum é a pessoa urinar de cinco a oito vezes por dia. “Se a regularidade é muito maior, o indivíduo pode estar ingerindo líquido demais”, afirma.

Desta forma, a falta de água no corpo humano diminui a quantidade de vezes que o indivíduo urina durante o dia, ou seja, ele deixa de fazer a limpeza necessária aos rins.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

Micção frequente
Contudo, em pacientes diabéticos a quantidade de açúcar que chega nos rins é muito maior do que o comum. Assim, os órgãos não conseguem absorver e filtrar a grande quantidade que recebem, sendo obrigados a eliminar grande parte da glicose por meio da micção.

No diabetes, um dos principais sintomas é a urina que fica mais adocicada ou mesmo com um odor semelhante ao do mel devido à presença de glicose na urina, na chamada glicosúria. Por isso, o exame de glicose urina, 24 horas acaba servindo para auxiliar o médico a diagnosticar o diabetes do paciente.

Primeiramente, a forma mais comum de identificar o açúcar na urina é a partir da realização do exame de urina e se necessário, o de sangue para a detecção precisa do problema. A confirmação do diagnóstico do diabetes só pode ser obtida através da determinação quantitativa da glicose no sangue.

O aumento da glicose no sangue faz com que muita glicose seja eliminada na urina o que acaba por eliminar água junto levando a desidratação. A glicose alta sangue aumenta a concentração do sangue (osmolaridade) o que é detectado pelo cérebro aumentando a sede.