É correto falar repetir de novo?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O verbo repetir indica já o ato de voltar a fazer alguma coisa. Logo, as expressões repetir de novo e repetir outra vez são redundantes. Errado: Foi tão divertido! Temos de repetir de novo!

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

Voltar a dizer o que já foi dito: 1 redizer, reiterar, reforçar, repisar, secundar, iterar.

Sinônimo de repetindo

  1. Dizendo novamente o que já foi dito: 1 redizendo, reiterando, reforçando, repisando, secundando, iterando. ...
  2. Fazendo novamente o que já foi feito: 2 refazendo, reprisando, bisando, retomando, recomeçando, reiniciando. ...
  3. Imitando algo ou alguém: ...
  4. Repercutindo um som: ...
  5. Refletindo a luz:

No Brasil a forma mais comum é "um novo lançamento". Raramente ouvimos "um lançamento novo". Claro, é um pleonasmo, como alguém comentou, da mesma forma que "uma surpresa inesperada", "duas metades iguais" ou "elo de ligação" São pleonasmos mas são ouvidos com frequência.

“Certeza absoluta”
Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade. Errado: Você tem a certeza absoluta de que isso aconteceu assim? Certo: Você tem a certeza de que isso aconteceu assim?

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".

Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas.

Trata-se de um desvio gramatical que passa despercebido pelos falantes da língua. Note que ele é muito utilizado no cotidiano e na linguagem coloquial. Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se.

2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade. Superabundância: 3 abundância, superfluidade, demasia, exagero, excesso, exorbitância, nimiedade, sobejidão, superabundância.

Que é excessivo e supérfluo: 2 excessivo, supérfluo, abundante, superabundante, exagerado, demasiado, desmedido, exorbitante, excedente, copioso, exabundante, nímio, sobejo.

Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.

Palilalia é a repetição ou imitação de eco feitas por uma pessoa relativamente a palavras acabadas de proferir por essa mesma pessoa. Trata-se de um tique complexo, como a ecolalia, e coprolalia. Todos estes distúrbios podem ser sintomas de síndrome de Tourette, síndrome de Asperger ou autismo.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

verbo transitivo
1. Tornar a dizer ou fazer o que já se disse ou fez ou o que outrem disse ou fez. 2. Reflectir , repercutir.

No verbo repetir ocorre a alteração da vogal e para a vogal i em algumas formas verbais do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo, como: eu repito, que eu repita, que ele repita, repitam vocês.

repetir

  1. Presente. eu. repito. repetes. repete. repetimos. repetis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. repeti. repetiste. repetiu. repetimos. repetistes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. repetia. repetias. repetia. repetíamos. repetíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. repetira. repetiras. repetira. repetíramos. ...
  5. Futuro. eu. repetirei. repetirás. repetirá repetiremos.

Principais antônimos de repetir: 1 desistir.