É dar em cima ou dar encima?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Dar encima ou em cima de alguém? Apesar dessa dúvida ser bastante comum, a locução adverbial de tempo deve ser escrita de forma separada, ou seja, o correto é em cima.

O que é Em cima da hora:
Em cima da hora é uma expressão idiomática na língua portuguesa e significa “algo feito às pressas” ou “no momento exato”. Muitas pessoas confundem a correta grafia desta expressão, entre o termo “encima” e “em cima”, sendo este último a versão correta neste caso.

Escrita assim, de forma separada, em cima transmite a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Portanto, apenas a primeira frase está correta.

Utilizamos frequentemente na linguagem coloquial (informal) a expressão “dar em cima”. Ela faz referência quando alguém está cortejando ou interessado numa pessoa. Exemplo: Na festa de sábado vimos o Felipe dando em cima da Camila.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Para indicar uma posição alta ou elevada, a forma correta é em cima, escrito de forma separada:

  1. O gato está em cima do sofá.
  2. Os talheres estão em cima da mesa.
  3. Meu cachorro dorme em cima de mim.

1 sobre, acima, por cima, no alto, em lugar alto, em local elevado, em posição elevada, em lugar superior, arriba, supra.

Em cima é antônimo de embaixo. Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

Portanto, se é isso que você pretende expressar, a forma correta é “em cima”. Pelo fato de serem produzidas oralmente pelos mesmos sons, as expressões “em cima” e “encima” geram dúvidas na hora da escrita.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Em cima, escrito de forma separada, indica que algo está no alto ou na parte superior alguma coisa:

  1. em cima da mesa;
  2. em cima da árvore;
  3. em cima do muro;
  4. em cima da geladeira.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

Apaixonou pelo melhor amigo? Veja 7 dicas para conquistar sem perder a amizade

  1. 1) Será que você está apaixonada, mesmo? ...
  2. 2) Tente não pressionar. ...
  3. 3) Tenha certeza de que a atração é correspondida. ...
  4. 4) Vale a pena arriscar a amizade? ...
  5. 5) Demonstre o que você sente. ...
  6. 6) Seja natural na hora da conquista.

5 melhores dicas de como dar em cima do crush sem parecer fácil

  1. Troca de olhares e sorrisos discretos. Sorrir é a melhor arma para demonstrar interesse. ...
  2. Aproxime-se aos poucos. ...
  3. Puxe assunto e preste atenção. ...
  4. Elogie sem exagerar. ...
  5. Mande algumas indiretas.

Embaixo ou em baixo? O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.