Qual a diferença entre encima e em cima?

Perguntado por: ngomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.

Ela esclarece que a palavra encima junto é verbo que significa por em cima. Já a palavra separada é uma locução prepositiva. A escritora diz que quando é verbo é junto; e quando é preposição ou locução prepositiva é separado.

O substantivo “cima” significa “a parte mais elevada”. Já a preposição “em” é indicadora de lugar. Desse modo, a expressão “em cima” quer dizer que algo ou alguém está em um lugar mais alto ou superior. Portanto, se é isso que você pretende expressar, a forma correta é “em cima”.

A expressão em cima é uma locução adverbial ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”.

Em cima: significado
Em cima é uma locução adverbial que indica na parte superior ou mais elevada de algo. Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora (e não encima da hora) para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento.

Utilizamos frequentemente na linguagem coloquial (informal) a expressão “dar em cima”. Ela faz referência quando alguém está cortejando ou interessado numa pessoa.

Embaixo ou em baixo? O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.

Em posição elevada: 1 sobre, acima, por cima, no alto, em lugar alto, em local elevado, em posição elevada, em lugar superior, arriba, supra.

Em cima da hora é uma expressão idiomática na língua portuguesa e significa “algo feito às pressas” ou “no momento exato”. Muitas pessoas confundem a correta grafia desta expressão, entre o termo “encima” e “em cima”, sendo este último a versão correta neste caso.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Conjugação do verbo: encimar

  1. Presente. eu. encimo. tu. encimas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. encimava. tu. encimavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. encimarei. tu. encimarás. ...
  4. Presente. que eu. encime. que tu. encimes. ...
  5. Futuro. se eu. encimar. se tu. encimares. ...
  6. Pessoal. eu. encimar. tu. encimares. ...
  7. eu. encimaria. tu. encimarias. ele/ ela/ você

O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal. Ele pode ainda ser usado com valor conclusivo, ou seja, como se uma determinada ação estivesse sendo encerrada, concluída. A locução adverbial em fim (em fim de) também tem valor temporal, mas é sinônima de no final de.

Para indicar uma posição alta ou elevada, a forma correta é em cima, escrito de forma separada:

  1. O gato está em cima do sofá.
  2. Os talheres estão em cima da mesa.
  3. Meu cachorro dorme em cima de mim.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.

Em cima: locução adverbial
Logo, em cima, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo. Exemplos com a expressão em cima: - Quando cheguei em casa, ele estava no quarto fica lá em cima. - Deixei o copo em cima da mesa para você pegá-lo.