É melhor abastecer com álcool ou gasolina?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com a alta dos combustíveis, por exemplo, pode ser mais vantajoso utilizar o álcool, que tem valores de mercado normalmente pareados a 70% do valor da gasolina. Agora, para momentos que exigem maior potência ou rendimento em quilômetro por litro, abastecer com gasolina pode ser uma boa escolha.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

etanol

O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente. Vale ressaltar ainda que o etanol é produzido a partir de plantas, as quais são fotossintetizantes, o que auxilia na diminuição da quantidade de gás carbônico na atmosfera.

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

A vida é sempre uma questão de escolha. Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

diesel

O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior.

Com etanol, temos o contrário: o motor demora mais a aquecer, o consumo de combustível é maior (em comparação à gasolina), mas, em compensação, o carro fica mais rápido, isto é, acelera melhor e possui melhor retomada de velocidade.

O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.

É verdade: a gasolina aditivada DuraMais+, que você encontra em todos os postos da RodOil, possui um valor superior ao da gasolina comum. Mas a longo prazo, ela trará diversos benefícios para o carro e, inclusive, para o seu bolso.

"Para viajar grandes distâncias, é importante ter autonomia. Na estrada, você não sabe quando vai encontrar postos de gasolina, então é importante usar um combustível que tenha mais rendimento. O álcool sai mais em conta e oferece uma resposta rápida na performance, por isso, pode ser usado dentro das cidades."

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina. Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.

A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando.

Além disso, o que se deve levar em consideração sempre é que o álcool gasta mais, porque tem um tempo de combustão menor. Por isso, não espere obter o mesmo rendimento com insumos diferentes!

De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.

O etanol é produzido pelo setor sucroenergético e é mais econômico do que a gasolina. Além de ser barato, o seu poder calorífico é maior e deixa o seu carro mais potente, não danifica as peças do motor e contribui para o meio ambiente reduzindo a emissão de CO2 em 90%.