É melhor encher o tanque ou abastecer aos poucos?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Em síntese, encher o tanque de combustível pode ajudar em quesitos de economia somente no início do consumo, quando ainda não há ar contribuindo para a evaporação. Nesse sentido, você teria que mantê-lo sempre cheio com o intuito de se beneficiar com a prática.

Se der até 0,70, o álcool compensa mais. Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina. Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.

"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é o filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência", alerta Everton Lopes, da SAE Brasil.

O ideal é realizar o abastecimento no modo automático, pois a bomba tende a parar na medida certa. Além de solicitar ao frentista para completar o tanque, em alguns casos a quantidade de gasolina excede o limite ideal para o automóvel, podendo danificar o cânister.

Como o frentista sabe que o tanque está cheio
Essa medição é possível graças ao cânister, peça obrigatória que fica entre o tanque de combustível e a admissão do motor em todos os carros produzidos a partir de 1989 em diante.

O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar? O fato de andar mais rápido, ou seja, em velocidades mais altas faz com que o carro consuma mais gasolina.

Pelas medições, a condição que melhor equilibra custo, eficiência energética e tempo de viagem é 100 km/h.

A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.

O melhor horário para abastecer o seu veículo, então, é no início da manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio.

Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.

Seja com etanol ou gasolina no tanque. Esta é uma prática que não é recomendada. O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e acaba levando impurezas para o motor, podendo prejudicar o desempenho e provocar até complicações maiores, como a queima da bomba de combustível.

Além de danificar a peça responsável pela filtragem dos gases nocivos emanados pelo combustível, rodar com o tanque acima da capacidade máxima recomendada compromete o consumo do veículo.

O cânister tem a função de captar e reter o vapor do combustível quando o veículo estiver sendo abastecido, reduzindo os gases poluentes que são emitidos pelo automóvel. É por essa razão que é necessário deixar um espaço entre o nível de combustível e o bocal de abastecimento.

Capacidade de corrosão
O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.

Se der até 0,70, o álcool compensa mais. Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina. Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.

R$ 1.404,00

Hoje quem trabalha como Frentista ganha em média um salário de R$ 1.404,00.

O frentista de posto de combustível, ou simplesmente Frentista, é o profissional que trabalha na linha de frente de um posto de combustível. Além de abastecer os automóveis com combustíveis, eles também realizam outras atribuições, como limpeza de pára-brisas e verificação dos níveis de óleo do veículo.

Faixa salarial e piso salarial 2023
A faixa salarial do Frentista fica entre R$ 1.327,93 (média do piso salarial 2023 de acordos coletivos), R$ 1.339,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.019,51, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Conclusão. Depois da pesquisa, o estudo concluiu que quando o carro está a 80km/hora e com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível em até 20%. Porcentagem maior do que quando o carro está com o ar condicionado ligado, que tem uma diminuição da eficiência de combustível em até 10%.