É melhor fazer 3 ou 4 séries?

Perguntado por: lramires2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.

“AO QUERER DEFINIR SEM AUMENTAR A MASSA MUSCULAR, Mesmo que uma pessoa tenha baixa porcentagem de gordura, ela deve USAR métodos de hipertrofia”, diz Ferreira. O treino hipertrofia é, em geral, constituído de 3 ou 4 séries com 8 a 12 repetições dos exercícios para definir o corpo.

Como funciona a série musculação definição? Com 2 a 4 séries de 6 a 15 repetições, e com três treinos aeróbicos por semana deve ser um bom caminho para a série musculação definição. Lembrando que o treino aeróbico deve ser feito em um período inverso ao treino anaeróbico.

O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”. Ex : Faça 12 exercícios, 3 séries de 8 – 12 reps Max e descanse 1- 1'30” entre as séries.

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.

Normalmente na pirâmide de treinamentos as repetições são 12, 10 e 8. Para força, são as séries de musculação são 4 x 4; já para treino hipertrofia são 4 x 10. Ou seja, parece que os números pares até 12 repetições são para força e hipertrofia, o que já foi determinado na sua avaliação física.

Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições). O número de séries depende do número de exercícios, dos grupamentos musculares em questão, fase de treinamento em que se encontra o aluno e do tipo de força: a.

É normalmente indicado que sejam feitas 3 séries desses exercício de 10 a 12 repetições ou de acordo com a orientação do profissional de educação física, isso porque a quantidade de repetições e séries podem variar de acordo com o tipo e objetivo do treino.

O treino dividido deve utilizar dois exercícios por grupo muscular (três apenas para alguns grupos musculares), duas a três séries pesadas por exercício, e a freqüência semanal de treino para cada grupo muscular deve ser de uma a duas sessões.

Executar o movimento de maneira mais rápida permite que você faça mais repetições, enquanto fazer mais lento ajuda a trabalhar o músculo por mais tempo. Acelerar a execução aumenta o gasto calórico, enquanto diminuir a velocidade pode preservar mais as articulações.

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

O número exato de séries vai depender da sua genética e experiência, mas, no geral, 10 a 12 por semana — por grupo muscular — é um bom ponto de início. Seria, por exemplo, treinar o mesmo músculo três vezes na semana e fazer 4 séries de 8 a 12 repetições com uma carga que te deixe fatigado.

A expressão 3x15 no contexto da academia se refere a quantidade de séries e a quantidade de repetições de um determinado exercício em um treinamento físico. Nesse caso, o exercício teria 3 séries de 15 repetições.

Se você é novo na musculação, você provavelmente ainda está procurando dominar a forma e a mecânica para executar cada exercício com segurança.Um estudo descobriu que o maior benefício para indivíduos não treinados foram intervalos de descanso de 60 a 120 segundos entre as séries.

Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo. Segundo os estudos mais recentes da fisiologia dos esportes, isso funciona tanto para quem deseja ganhar músculos quanto para quem quer emagrecer.

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

Volume médio = 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana; Alto volume = 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Vitamina de leite e tâmaras
A tâmara é uma ótima fonte de carboidratos, que mantêm a energia e a disposição durante os treinos, facilitando o ganho de massa muscular.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.