E melhor tirar os 4 sisos de uma vez?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios. Contudo, com o uso da técnica correta, a extração de todos os sisos de uma vez traz benefícios ao paciente. As pessoas acreditam que a extração dos 04 dentes pode ser mais dolorosa, mas não é verdade.

Quanto custa para tirar os 4 dentes do sisos? O valor da extração pode ser entre 500 a 600 reais por dente. Claro que ajustes podem ser feitos durante sua consulta com o profissional.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

Em alguns casos muito raros, uma infecção bacteriana após a cirurgia de extração do siso pode se manifestar. Quando isso acontece, o paciente pode sofrer com dores de dente, febre, inchaço, gostou ruim ou salgado na boca, com ou sem o aparecimento de secreções.

É normal que o inchaço ocorra em torno da boca e das bochechas, até mesmo sob os olhos, e em volta das maçãs do rosto. Geralmente, aparece entre 5 e 12 horas após a cirurgia e pode durar até 3 ou 4 dias. Então seja paciente! O inchaço pode ser tratado para minimizar a dor e o desconforto.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

É recomendado não comer e beber nas horas que antecedem a cirurgia, mas, se não for possível, opte por uma refeição leve e ligeira. Evite tomar medicamentos, consumir álcool e tabaco até 12 horas antes do procedimento, e não se esqueça de escovar os dentes e usar o fio dental.

De maneira geral, o processo de cicatrização da extração do dente siso costuma levar cerca de 7 a 10 dias. Mas, existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de recuperação do paciente. Fumo, diabetes e outras doenças sistêmicas podem prolongar o tempo de cicatrização da extração do dente siso.

A anestesia usada pelo cirurgião dura em média 5 horas, porém pode ocorrer uma paralisia transitória. O fenômeno raro ocorre quando o anestésico atinge um nervo responsável pela sensibilidade da boca, daí é comum há uma sensação de formigamento local por dias.

Sim. Se houver a remoção do dente siso da arcada de cima é necessário também remover o dente da arcada de baixo.

Apesar de causar medo em algumas pessoas, a Cirurgia do Dente do Siso não é perigosa. Ela tem tudo para ser um sucesso, desde que seja realizada por um profissional capacitado.

"Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Deve tomar água à vontade e evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo. A higienização da área operada tem que ser feita na frente do espelho, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e com quantidade reduzida de creme dental, para que se forme pouca espuma.

A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca. Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada.

Realize uma boa higienização
Alguns sugerem o uso de um cotonete para retirar a sujeira, mas, em certas situações, é possível fazer uma escovação leve com cerdas macias.

Nas primeiras 24 horas depois da cirurgia, evite conversar e repouse a maior parte do tempo, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo, em uma posição quase sentada. Continue nesse repouso por mais 2 dias. Evite também se expor ao sol, fazer atividades físicas e tomar banhos muito quentes por 5 dias.

Durma em uma posição confortável
Depois de extrair o siso, o local ficará bastante sensível, então é importante evitar a pressão sobre ele também na hora de dormir. Sendo assim, prefira deitar-se com o abdômen para cima ou do lado que não foi operado.