É melhor ler em voz alta ou mentalmente?

Perguntado por: dlopes4 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Logo, embora possa parecer mais trabalhoso ou até mesmo perda de tempo, estudar fazendo anotações à mão no papel é um dos melhores hábitos, comprovado por estudos, para memorizar, compreender e melhorar a linguagem.

O mais importante é que faça parte da rotina e seja uma atividade ainda mais frequente. E isso é possível através de algumas estratégias, como: reservar um momento do dia para a leitura, ter sempre um livro de cabeceira e, claro, escolher os livros mais interessantes.

Significado de Ilegível
adjetivo Que não se consegue ler; indecifrável: documento ilegível; letra ilegível. Que não pode ser lido com clareza; cuja leitura é muito difícil; incompreensível.

Fique ligado

  • A Arte de Falar em Público. José Carlos Leal. Impetus.Rio de Janeiro. ...
  • A Arte de Argumentar. Antonio Suarez Abreu. Ateliê. ...
  • Como Falar Corretamente e Sem Inibições. Reinaldo Polito. São Paulo. ...
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios. Dale Carnegie. ...
  • Como Conquistar Falando. Oliveira Marques.

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

Tempo de leitura e quantidade de livros
A leitura em voz alta dura entre 20 a 30 minutos. 2. Recomendam-se três ou quatro livros de diferentes temas.

Leitura silenciosa – Este tipo de leitura é importante para a compreensão do texto, pois é o seu primeiro contato com as ideias do autor. Além disso, ela te ajudará a fazer a leitura em voz alta com maior fluência , pois você já conhecerá as palavras, seus significados e os sinais de pontuação presentes no texto.

Leitura crítica ou reflexiva – é quando o leitor concentra-se nos aspectos mais relevantes do texto, sendo capaz de separar as idéias secundárias da idéia central. Essa é uma fase que requer reflexão que pode ser obtida por meio da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento das idéias do autor da obra.

Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.

Pirâmide de aprendizagem
De acordo com Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. Desse modo, a porcentagem de retenção equivaleria a: Ler – 10% Ouvir – 20%

Saiba 10 dicas de como estudar com livro!

  1. Faça anotações do que lê. ...
  2. Faça uma lista de conceitos e termos. ...
  3. Crie um guia de estudos a partir das suas anotações. ...
  4. Entenda que não é preciso ler todo'' o livro. ...
  5. Entenda que pode ser preciso fazer algumas pesquisas enquanto lê.

Pesquisadores identificaram que a escrita cursiva cria mais atividade nas partes sensório-motoras do cérebro, ajudando a melhorar o aprendizado e a memorização. Escrever com as mãos ajuda tanto crianças quanto adultos a aprenderem mais e memorizarem melhor.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.