Qual o melhor remédio para pressão alta captopril ou losartana?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.

Pode substituir o captopril de 25mg por Losartana de 50mg? Apesar de pertencerem a classes de medicamentos primas existem diferenças entre essas medicações. Sugiro uma consulta com cardiologista para avaliar o seu caso e ver se há a necessidade da troca.

A vantagem da losartana é a sua posologia mais simples. Por que o uso do captopril costuma ser substituído pela losartana potássia no tratamento da hipertensão ? Não há problemas, desde que tenha sido indicado por um médico.

O captopril é indicado para tratar pacientes com: hipertensão; insuficiência cardíaca congestiva (usado com outros medicamentos diuréticos e digitálicos); infarto do miocárdio; nefropatia diabética (doença renal causada por diabetes).

- Nervoso/Psiquiátricos: Ataxia, confusão, depressão, nervosismo, sonolência. - Respiratórios: Broncoespasmo, pneumonite eosinofílica, rinite. - Órgãos dos Sentidos: Visão turva. - Urogenitais: Impotência.

1 - Diuréticos
Existem várias classes de diuréticos, sendo que os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.

O captopril não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou outros remédios anti-hipertensivos da mesma classe do captopril, como enalapril, ramipril ou lisinopril, por exemplo.

A losartana causa efeitos colaterais? É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.

Quando necessário, dependendo do seu estado clínico, a dose diária do captopril poderá ser aumentada a cada 24 horas ou menos, sob monitoramento médico contínuo, até que se tenha uma resposta de pressão sanguínea satisfatória ou até que se atinja a dose máxima de captopril.

Em 29/9/2021 foi publicada no sítio eletrônico do EDQM a informação sobre uma investigação recente que havia demonstrado que a impureza “azido”, identificada em IFAs pertencentes à classe das sartanas, possui potencial mutagênico (que pode causar mutações e alterar o código genético de um indivíduo).

A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

Embora as pessoas que estão começando o tratamento para a hipertensão possam se beneficiar igualmente de qualquer um desses medicamentos, o estudo recente relata que os ARBs podem ter menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos do que os inibidores da ECA.

Um erro muito frequente no caso do Captopril é a tomada em dose única diária ou 2x/dia. Essa medicação deve ser tomada 3x/dia para se alcançar seu efeito pleno. Caso haja desconforto em tomar 3x/dia ou mesmo esquecimentos frequentes, é possível trocar por outra medicação que possa ser usada em menos tomadas diárias.

A losartana já começa a fazer efeito nas primeiras horas após a sua ingestão. Seu efeito máximo pode demorar alguns dias a poucas semanas, pois age em uma via específica do organismo (sistema renina-angiotensina-aldosterona).

O medicamento mais utilizado para o controle dos picos de hipertensão é o captopril. A clonidina é outra opção possível, caso o captopril sozinho não esteja sendo capaz de trazer a pressão arterial para abaixo de 180/90 mmHg.