É necessário ir ao ginecologista após a primeira vez?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Além disso, é essencial que a jovem passe por uma nova consulta após ter sua primeira relação sexual, a fim de realizar uma avaliação mais completa, e que a partir desse momento faça um acompanhamento regular. No entanto, apesar de a ida ao ginecologista ser bastante importante, ela não deve ser forçada.

Periodicidade do exame preventivo
O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame, sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos. O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa.

Sim, essa situação que você descreveu pode ocorrer, principalmente, quando há tensão no momento da primeira penetração.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Se o seu medo são os exames, como o de toque, ou algo invasivo, como o papanicolau, na primeira consulta com o ginecologista, fique tranquila. Esse primeiro contato entre médico e paciente serve para oferecer orientações gerais sobre anatomia, higiene e cuidados, tirar dúvidas e falar sobre sexo seguro.

Quem deve e quando fazer o exame preventivo? Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

Uma em cada três brasileiras (31%) nunca realizou ou fez apenas uma vez o exame de Papanicolau, principal recurso para detectar lesões que podem levar ao câncer de colo do útero.

Como o colo do útero não tem sensibilidade como a pele, normalmente o Papanicolaou não dói, mas pode causar desconforto pela necessidade de ajustar o espéculo. Mulheres na pós-menopausa com atrofia vaginal podem ter a vagina mais estreita e mais seca, o que pode levar a um incômodo maior.

Fique tranquila/o! Se você fez sexo seguro, com camisinha, não precisa tomar nenhum remédio depois da relação sexual.

Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.

Converse bastante sobre o assunto antes de tentar; Evite usar álcool e drogas na ocasião (eles podem atrapalhar bastante em vez de ajudar); Não esqueça da camisinha; Saiba que a vida real pode ser diferente da dos filmes românticos ou de vídeos eróticos, mas nem por isso é menos interessante.

Tirar a roupa faz parte de expor as mamas e a região genital para o exame ginecológico, mas não se preocupe, o médico já está acostumado e é um procedimento técnico, vê somente a parte anatômica.

Por isso, separamos 5 dicas para que você dê o primeiro passo e supere o medo de ir ao ginecologista.

  1. Não sofra por antecipação. ...
  2. Se preferir, opte por uma médica. ...
  3. Construa uma boa relação com seu ginecologista. ...
  4. Faça perguntas ao ginecologista. ...
  5. Conheça e entenda os exames que deverá fazer.