Quando a cadela cruza pela primeira vez sangra?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

A primeira fase, conhecida como proestro, funciona como a menstruação. É nesse período que as cadelinhas começam a sangrar, e a vulva fica inchada, além de produzir os hormônios essenciais para a gestação.

Se dias depois de ela ter cruzado começar a aparecer sangramento vermelho vivo pode ser que o conteúdo do útero esteja sendo expulso. Saiba, contudo, que alguns tipos de vaginite podem cursar com secreções saro-sanguinolentas logo depois da cópula.

Apesar de não ser uma regra, o sangramento após a primeira relação sexual é relativamente comum. Por isso, nada de desespero se isso estiver rolando com você. Isso porque o hímen, aquela película na entrada do canal vaginal, pode se romper em um ponto onde há passagem de algum vaso sanguíneo.

Como evitar a gestação em cadelas? Segundo a veterinária, a maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras é com a castração.

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora. É importante não tentar separar os animais, pois vai ferir os pets. Também não deve jogar água nem tentar espantá-los, pois pode assustar os peludos e machucá-los. Uma vez que a cópula ocorra, resta esperar.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

A cadela estará fértil cerca de 12 dias depois de começar a sangrar, conforme o sangue ficar mais fino e mais claro.

  1. Você também pode perceber que o sangue ou secreção tem um cheiro bem característico. ...
  2. Algumas cadelas sangram bastante quando estão no cio, enquanto outras só sangram ou liberam um pouquinho de secreção.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Embora seja um dos sinais, o aumento da barriga da cadela não é o central para identificar a gravidez, já que varia muito de acordo com o porte e peso do animal. No entanto, considerando que a gravidez canina dura em média 64 dias, uma previsão para o aparecimento da barriga é por volta do final do primeiro mês.

Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.

“O corrimento rosado após relação sexual pode ocorrer devido a pequenos traumas e lesões no canal vaginal, e, isso pode causar algum pequeno sangramento, de baixo volume e curta duração”, explica o Dr. Marcus. Nesse caso, sem nem mesmo haver a necessidade de um tratamento.

Porém, recomenda-se que, no caso das fêmeas, que elas cruzem apenas após o terceiro cio. Já no caso dos machos, a partir dos 18 meses já é possível cruzar com outra cachorra.

Interrupção terapêutica da gestação de cadelas e gatas com até 45 dias de prenhez e alternartiva no tratamento da piometra e metrite em cadelas.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

  1. secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  2. tetas rosadas e região inchada;
  3. vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  4. aumento do peso no segundo mês da gestação;
  5. mudança de comportamento, apatia e carência.