É normal a água do reservatório subir muito?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Normal, vc consegue ver o liquido borbulhando inclusive. É porque ele para de circular e está muito quente.

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

dentro do reservatório isso quer dizer que a junta do cabeçote queimou. com esse teste aqui é muito rápido você descobrir se a junta queimou não a vareta de óleo não está.

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Caso o sistema não esteja funcionando da maneira correta, ele permite que a temperatura fique elevada e que haja superaquecimento do veículo. Se você rodar com o carro dessa maneira por muito tempo, o motor pode ferver.

O ar pode entrar no arrefecimento pela troca de peças, de água ou de fluidos e, com isso, criar bolhas. Logo, o motor vai trabalhar com menos água e pode superaquecer.

Carro fervendo pode ser um defeito na válvula termostática
Normalmente, o motor de um carro trabalha em temperaturas próximas a 90ºC, e quando o calor ultrapassa esse valor médio, a válvula termostática começa a permitir a passagem de água fria dentro do circuito que vem do radiador, baixando a temperatura do motor.

Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.

Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível. O calço hidráulico, então, impede a compressão total do pistão, diminuindo o espaço disponível para que a peça trabalhe.

Só a troca da peça pode ser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazer a retífica do cabeçote. Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

A junta do cabeçote foi desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, porém isso não acontece na maioria das vezes.

água e óleo não devem se misturar, muito menos no seu motor. Quando ocorre água no óleo do motor, as consequências podem ser desastrosas. Você poderá ter problemas com os cilindros e danificar os rolamentos do virabrequim, além, claro, causar rachaduras no bloco do motor.

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados.