Pode deixar o reservatório de partida a frio vazio?

Perguntado por: lesteves4 . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
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Sempre alguém diz que só usa gasolina no carro e pergunta se pode deixar o tanque de partida a frio vazio por causa disso. A resposta é não.

A partida a frio em um carro flex é fundamental nos dias de inverno. Sem ela, é quase impossível fazer o motor do veículo pegar. Com o tanque abastecido com etanol e a partida a frio sem gasolina, você pode até tentar ligar o veículo, mas nada vai acontecer.

Veículos bicombustíveis atuais não necessitam mais do reservatório junto ao motor para auxiliar na ignição em dias de temperaturas baixas. Não! Caso o motorista abasteça o carro sempre com gasolina, ele não precisa colocar gasolina também no tanquinho do sistema de partida a frio do motor flex.

Falta de água no radiador
Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.

A passagem de ar resfria o calor do líquido do arrefecimento, diminuindo a temperatura do veículo. Se a água do radiador está sumindo ou se houver algum problema nesse sistema, ocorre o superaquecimento do motor. Por esse motivo, é importante observar o ponteiro da temperatura.

Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.

O reservatório de gasolina fica perto do motor e é usado para dar a partida no veículo quando o tanque é abastecido com 100% de etanol e a temperatura está abaixo de 12°C. Isso ocorre porque, no frio, a combustão do álcool fica mais difícil. Se o carro só roda com gasolina, não é necessário abastecer o tanquinho.

Basicamente, o tanquinho de partida a frio armazena uma pequena quantidade de gasolina a fim de permitir que o motor do carro ligue, sem dificuldades, quando abastecido puramente (ou em maior proporção) com etanol.

Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem. 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.

Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando.

A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.

O sistema só entra em operação quando o tanque de combustível possui mais de 90% de sua capacidade abastecido com etanol e a temperatura do motor está abaixo de 16ºC, ou seja, se uma dessas condições não existir, ela não entra em operação.

Basicamente, a tecnologia Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas mesmo se abastecido com etanol em proporções acima de 85%. O conceito do sistema consiste em aquecer o etanol na própria galeria de combustível, antes de se ser injetado.

Quando falamos em motor fundido, queremos dizer que alguns componentes do motor atingiram a sua temperatura de fusão. Ou seja, os problemas citados anteriormente levam o motor a superaquecer além do limite, comprometendo de maneira definitiva alguns itens como pistão, anéis, retentores e válvulas.

5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  • Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  • Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  • Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  • O consumo de combustível aumenta. ...
  • Marcas de óleo são visíveis no chão.

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Com relação ao abastecimento do reservatório, o líquido nunca pode ultrapassar a quantidade mínima ou máxima recomendada. “Se estiver muito vazio, o motor não será resfriado. Se estiver muito cheio, pode haver excesso de pressão e rompimento das mangueiras de conexão do radiador com o motor.”