É normal a prata 925 escurecer?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

A prata 925 escurece? Toda prata sofre com o processo de oxidação, já que é um material sensível a poluição, ácido úrico, enxofre e cloro, portanto até a prata 925 enferruja. Para evitar isso, existem processos corretos de cuidados e limpeza que devem ser feitos de tempos em tempos nas peças, principalmente semi joias.

O banho de ródio cobre o metal prata e evita o seu contato externo com o ar e, sem o contato com o ambiente, a prata não oxida e, consequentemente, não escurece. Assim, podemos dizer que a prata rodinada – com banho de ródio - não escurece.

Usando três produtos domésticos comuns – a água destilada, o papel-alumínio e o bicarbonato de sódio – você pode restaurar o brilho e a beleza da prata. Depois de limpá-la, guarde-a junto com sachês de sílica gel e lave-a à mão para evitar novas oxidações.

A prata 925 possui a mesma durabilidade do ouro, e se for bem cuidada pode durar uma vida inteira e até ser passada por gerações. Algumas formas de limpeza da prata permitem devolver o brilho original das joias.

OBS: A prata adora água, então você pode molhar sem medo!

Encha o recipiente com 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água; Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.

A Prata 950 costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. E a prata 925 é mais utilizada em produção de larga escala de grandes joalherias, por fazerem o uso de máquinas. Para joalheria, a prata 925 e a prata 950 costumam ser as mais utilizadas.

Carimbo (Selo) do metal
As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

As jóias de prata feitas sob o padrão internacional possuem, via de regra, o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “925” ou os demais selos: “950”,, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

1 Grama de prata (XAG) = R$ 3,97
Cotação internacional da grama da Prata (XAG) hoje.

O que varia é a quantidade de pureza na composição de cada peça. Enquanto a prata 925 leva 92,5% de prata em sua produção, a prata 950 possui 95% do metal puro e 5% de outros elementos. Por esse mesmo motivo, as peças de prata 950 tendem a escurecer mais, levando um aspecto de prata envelhecida.

Evite contato com produtos químicos
Entre os cuidados com a prata 925, o uso de produtos químicos como água sanitária, cloro, detergentes e qualquer outro produto de limpeza é proibido! Da mesma forma, produtos cosméticos como perfume, cremes e protetores solar também devem ser evitados.

A prata pode escurecer por conta do enxofre que está presente no dia a dia, encontramos enxofre na poluição das cidades e até na composição de alguns produtos de beleza. O que também pode causar o escurecimento, conhecido também como oxidação, é o excesso de ácido úrico no corpo de quem está usando a joia.

A prata é um material nobre e pode sim escurecer ou amarelar em razão de oxidação, que é um processo natural que depende do ácido úrico de cada corpo, independente do tempo de uso. Às vezes pode escurecer muito mais rápido no corpo de uma pessoa mas em outra pessoa pode levar meses.

Por que a prata 925 é barata? O mais interessante é que a prata tem um custo baixo, pois ela é encontrada em mais abundância do que o ouro. Ela é um metal nobre, pois não enferruja ou está sujeita a outras reações como essa. Além disso, ela é super durável.

Não é aconselhada para nenhuma semi-joia envolvendo outros metais, como a prata e outros.