É normal bebê ficar se espremendo?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Este reflexo normalmente é observado momentos antes do bebê fazer coco ou passar gases. Em bebês mais sensíveis, se torna evidente quando o bebê fica vermelho, se contorce e às vezes chora muito. Especialmente no fim do dia!

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Algumas dicas incluem, tentar consolá-lo com carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga), fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras, são posições e manobras que podem facilitar a evacuação.

Alimentos que ajudam a regular o intestino preso
Se o bebê já tiver com quatro meses de idade, a mãe pode oferecer sucos laxativos. A nutricionista Andréia de Avelar dá a receita: laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça. Bata tudo no liquidificador e ofereça ao bebê quando ele estiver obstipado.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Muitas vezes confundidas com as cólicas, a principal diferença entre elas é que na disquesia, o alívio é imediato após a eliminação das fezes e na cólica, nem sempre isso acontece.

Os principais sinais da disquesia do lactente

  1. Fazer muita força ao tentar evacuar;
  2. Ficar vermelho ao fazer esforço;
  3. Gemer de incômodo;
  4. Choro;
  5. Demorar até 20 minutos para liberar as fezes.

Quando começa a ficar com fome, o bebê tende a se espreguiçar mais. Além disso, o pequeno fica mais agitado e passa a se mexer mais. O bebê também começa a virar o rostinho para os lados, como se estivesse procurando o seio ou a mamadeira. Já quando está com muita fome, o bebê tem algumas reações diferentes.

O bebê geme durante o sono por motivos que podem ter origem em nariz entupido, gazes, sonhos e costume de dormir na cama dos pais.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).