É normal o bebê ficar gemer enquanto dorme?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Sim, é normal! Porém, existem algumas atitudes que os pais podem tomar que irão agravar ou diminuir os gemidos do bebê durante o sono. Geralmente, os bebês gemem enquanto dormem porque estão com o nariz entupido, com gases, ou até mesmo estão lamentando a falta da cama dos pais.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.

A taquipneia transitória do recém-nascido é uma disfunção respiratória transitória causada pelo atraso na reabsorção do líquido pulmonar fetal. Os sinais e sintomas incluem taquipneia, retrações, gemência e batimentos das aletas nasais.

São sintomas secreção e obstrução nasal, tosse, chiado no peito, dor de garganta e de cabeça, alterações do paladar e olfato e pode ou não ter febre associada.

No sono REM, a respiração é mais rápida e irregular, é possível observar movimentação ocular abaixo das pálpebras e até mesmo outros sinais como a testinha franzida. Se precisar acordar o seu bebê em algum momento, essa fase do sono é mais indicada, por ser menos traumática para ele.

REM é a sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos. É o sinal físico mais evidente de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda. O sono REM é fundamental porque é nele que as memórias são processadas e o conhecimento é consolidado.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Febre recorrente, queda do estado geral, gemência são indicativos de processo infeccioso, devendo ser consultado com urgência para diagnostico e tratamento.

O tratamento é feito, geralmente, através de aparelhos que ajudam a manter o nível de oxigenação estável durante a noite. Em casos leves, o uso de um dispositivo ortodôntico, capaz de manter a faringe aberta, é suficiente. Perder peso e melhorar os hábitos alimentares também são medidas muito eficazes.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Bebê com peito chiando: principais sintomas

  1. Chiados no peito (som agudo que surge ao expirar ou soltar o ar);
  2. Estridor (som resultante da turbulência do ar nas vias respiratórias quando o bebê inspira o ar);
  3. Tosse, podendo ser seca ou produtiva;
  4. Falta de ar ou cansaço.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Sinais de esforço respiratório (tiragem intercostal, batimentos de aletas nasais, gemência, balanço tóraco-abdominal e retração xifóidea), toxemia, cianose, hipoxemia, irregularidade respiratória, apnéia, inapetência, vômitos, desidratação, alterações do sensório (sonolência, confusão mental, irritabilidade), ...

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal. Se notar um “buraco” no peito enquanto inspira e um “V” de ponta cabeça no pescoço, são sinais de alerta.

O chiado no peito é um dos sintomas da asma, porém também pode ser uma gripe mal curada ou alguma inflamação nas vias respiratórias. Se esse sintoma persistir, aconselhamos que procure um médico para que tenha um diagnóstico adequado.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

20 minutos

Em média, o bebê demora cerca de 20 minutos para entrar em sono profundo logo após dormir. Seguindo o ciclo do sono, depois de alguns minutos ele volta ao sono leve, pode ou não despertar, vai dormir novamente com ou sem sua assistência e voltar ao ciclo, inclusive ao sono profundo.

Fases do Sono

  1. Estágio 1: é a etapa do adormecimento. ...
  2. Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. ...
  3. Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
  4. Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário.
Continuar lendo É normal o bebê gemer?