É normal bebê recém-nascido de um mês?

Perguntado por: lAvila3 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

No primeiro mês, o bebê é capaz de enxergar cerca de 30 cm de distância de si mesmo. Apesar da visão ainda não estar tão desenvolvida, o recém-nascido já começa a reconhecer os rostos dos pais. A audição do bebê começa a se desenvolver ainda no útero, portanto, após o nascimento, já é um sentido mais ativo.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

Suco de laranja-lima ou mamão ou cenoura. Nos intervalos e ao deitar, beber MUITA ÁGUA PURA. Se quiser variar um pouco use chá de hortelã com erva-doce e cidreira, adoçado com mel.

5 dicas simples para aliviar os gases do bebê

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Nos primeiros meses de vida é muito comum ocorrências do bebê com gases1. Elas podem ser do estômago ou no intestino, ocorrem durante a amamentação por engolir ar ou até mesmo durante o choro quando ocorre à ingestão de ar, chupar chupeta ou dedo também podem ser responsáveis pelo acumulo de gases.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Adormecer com um bebê do peito coloca a criança em maior risco de mortes por aprisionamento e sufocamento. É simples assim. A criança pode rolar, o pai pode se mexer e as almofadas do sofá podem facilmente sufocar.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.