É normal caroço no céu da boca?

Perguntado por: efarias7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Um caroço no céu da boca, por exemplo, pode ser um sinal de câncer na boca ou de doenças benignas, como fibroma. De qualquer forma, é muito importante procurar atendimento médico especializado. É muito importante ficar de olho na sua saúde bucal.

Em primeiro lugar, não caia na tentação de estourar a bolha. Na maioria das vezes, as bolhas de sangue orais resultam de lesões acidentais nos tecidos da boca. Estourar a bolha pode agravar o problema.

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

A mucocele ou cisto mucoso é uma bolha que surge na boca.
...
Mas, em outros casos, ele pode recomendar que você:

  1. Não faça nada e apenas aguarde a cicatrização;
  2. Opte por uma pequena cirurgia para remover a lesão;
  3. Receba uma injeção de corticosteroide para acelerar a cicatrização e diminuir a inflamação local.

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, coma alimentos mais moles e ingira bebidas frias. Mas se a dor for intensa, o(a) dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização mais rápida.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Isso pode acontecer durante a formação dos dentes, quando os resíduos não são absorvidos pelo corpo. Contudo, o mais comum é que seja uma resposta do corpo à necrose pulpar de um dente não tratado. Sendo assim, o cisto na boca geralmente está associado a alguma inflamação ou trauma na região.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Mucocele é uma lesão benigna da cavidade bucal relativamente comum, resultando em um aumento volumétrico devido ao acúmulo de mucina no interior do tecido conjuntivo, assintomática na grande maioria dos casos, porém pode acarretar em desconforto durante a alimentação e a fala.

A presença de um caroço pode indicar cisto, tumor benigno ou até mesmo câncer.

O palato é um limite que separa a cavidade oral da cavidade nasal e é dividido em duas partes. A primeira é o que chamamos de “palato duro” ou “palato ósseo”. Essa região é formada pelos processos palatinos das maxilas e dos ossos palatinos. Está localizado próximo aos dentes, na parte da frente da boca.

Deve tratar por meio da excisão cirúrgica direta com bisturi. Tal remoção cirúrgica ocorre por meio da aplicação de anestésico de forma infiltrativa periférica à lesão para que não haja descaracterização desta e facilite o acesso adequado.

A lesão do câncer geralmente não dói e a da afta é dolorida. A lesão do câncer não cicatriza e a da afta cicatriza de 7 a 14 dias. A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não.