Como é o céu da boca normal?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).

Feridas no céu da boca, principalmente aquelas que demoram para cicatrizar, podem ser, eventualmente, herpes labial. Uma lesão comum causada pelo vírus do herpes simples, o herpes labial ocorre geralmente nos lábios, mas de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, também pode ocorrer no palato duro.

Incline a cabeça para trás, abra sua boca o máximo possível. Examine atentamente o céu da boca deslizando o dedo indicador por toda a extremidade. Em seguida, diga ÁÁÁÁ com a boca bem aberta para que possa observar o fundo da garganta; Observe sua língua por todos os ângulos.

Lesões no céu da boca podem, às vezes, ser um sintoma de câncer de boca. Caso você tenha uma ferida nessa região da boca que não cicatriza mesmo depois de duas semanas do aparecimento, consulte o(a) dentista o mais rápido possível para uma avaliação.

Gengivas inchadas, com aspecto esponjoso – mesmo que não apresentem dor – indicam uma ação bacteriana, quadro que na odontologia chamamos de gengivite. Outros sintomas da gengivite são os sangramentos ao escovar ou passar o fio dental e o mau hálito recorrente. Isso ocorre devido à falta de higiene bucal apropriada.

Em algumas pessoas, pode ocorrer o aumento do osso no palato, ou seja, no céu da boca. Isso ocorre de forma irregular, dando um formato de caroço na boca, que pode crescer ao longo da vida. Se for esse o caso, o dentista mesmo poderá avaliar a situação e mostrar a você que não se trata de nada grave.

Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Na verdade o céu da boca pode ter um tom levemente amarelado, mas sempre tendendo ao róseo, que é a cor da gengiva. Procure um dentista e descarte qualquer possibilidade de alguma alteração por queimadura, úlceras ou por alguma doenças, o que é possível.

A dor no céu da boca pode ser consequência do consumo de alimentos e/ ou bebidas muito quentes, que pode deixar o céu da boca mais sensível e favorecer a formação de feridas, que podem ser acompanhadas por dor, inflamação, ardência e desconforto.

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

As doenças bucais podem atingir os dentes, como a cárie ou o tártaro, a gengiva, como a gengivite, ou a saúde da boca como um todo, como a halitose ou a candidíase.

Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito são os quatro problemas de saúde bucal mais comuns. Eles são causados principalmente por maus hábitos de higiene bucal, e são relativamente fáceis de ser evitados.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias; Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca; Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar; Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Mucocele
A mucocele é um cisto de muco benigno que ocorre devido a obstrução das glândulas salivares ou traumas na boca levando a formação de um caroço no céu da boca, lábio, língua ou bochecha, redondo, áspero, avermelhado e cheio de líquido dentro.

O nervo nasopalatino é responsável por inervar o palato duro, ou seja, a parte anterior do céu da boca, na região dos dentes incisivos e caninos.

Pode ser que seja algum tipo de inflamação gengival ou até mesmo algum tipo de problema relacionado aos dentes da frente! o ideal seria fazer uma análise mais minunciosa e tirar um raio-x para checar!

São alterações como inchaços, manchas ou feridas em sua boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais.

É importante se consultar com otorrinolaringologista quando ocorrem dores e incômodos nos ouvidos, nariz ou na garganta. Essa especialidade médica é capaz de promover um diagnóstico assertivo e indicar o tratamento adequado ao caso.

Fumantes e pessoas que ingerem bebidas alcoólicas diariamente devem procurar um estomatologista com mais frequência, pois o fumo e o álcool aumentam as chances de desenvolvimento do câncer bucal, um dos tipos mais comuns da doença entre os brasileiros.