É normal furúnculo coçar?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Furúnculo coça? Sim. Um dos sintomas do furúnculo é a coceira prévia antes do aparecimento do nódulo em si, junto de fadiga e mal-estar.

O furúnculo é uma infecção profunda do folículo piloso. Não espere resolver sozinho, procure auxílio médico. Geralmente há necessidade de prescrição de medicações e muitas vezes drenagem. Com o tratamento correto, resolve rapidamente.

Sintomas: Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele).

Depois que o furúnculo estoura, é normal sentir coceira quando passar pomada nebacetin ou antisséptico clorexidina na lesão? Como sei que ele está cicatrizando? Qualquer lesão que esteja inflamada pode coçar, se alicar alguma substância irritativa ou que contenha álcool na fórmula pode piorar a ardência e a coceira.

Furúnculo na face é uma infecção grave, ainda mais com inchaço nos olhos. Procure um serviço de urgência, você provavelmente vai precisar de antibiótico venoso.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Não existe relação entre alimentação e furúnculo.

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Além disso, nos casos mais graves, em que o furúnculo é muito grande, piora rapidamente ou causa muita dor, pode surgir febre ou calafrios, além de vermelhidão na pele em volta do furúnculo ou até ínguas.

No caso dos furúnculos, não tente espremê-los sozinho. Se eles estourarem, podem fazer com que a bactéria se espalhe e penetre ainda mais no organismo.

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Chá de limão
O chá de limão é uma boa solução caseira para furúnculo, pois além de ser rico em vitamina C, que tem ação antioxidante, ele possui propriedades anti-sépticas que ajudam a extrair e a dissolver os furúnculos.

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.

Vá ao dermatologista ou ao seu médico de confiança se o furúnculo for muito doloroso, durar várias semanas ou se vier acompanhado de febre. Não esprema ou estoure o furúnculo por conta própria (especialmente se você não tem nenhuma experiência na área da saúde). Isso poderia irritar a lesão e espalhar a infecção.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.