Por que o furúnculo fica duro?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Os remédios caseiros para furúnculo, como a tintura de altéia, a pomada de arnica ou o emplastro de aveia, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas, que podem ajudar na recuperação, aliviar os sintomas, como dor, inchaço e vermelhidão, e acelerar o rompimento espontâneo do ...

O que fazer? Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele). O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

O ideal é fazer um tratamento com antibiótico (tomando via oral), higiene local e também, possivelmente, aplicar uma pomada adequada no local. Isso tudo só poderia ser avaliado em consulta.

O furúnculo é causado por uma bactéria que se aloja na pele. Se entrar na corrente sanguínea pode causar infecção generalizada com risco de morte. Não se deve espremer o furúnculo.

A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto, e aumenta quando ele é drenado. É possível que o furúnculo se drene sozinho. Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do furúnculo e febre.

Outra possível complicação é quando o furúnculo ocorre na face, entre o lábio superior e o nariz, região conhecida como “zona perigosa”. Os vasos sanguíneos deste local comunicam-se com o cérebro, podendo levar a uma trombose dos vasos cerebrais e sérias infecções, caso as bactérias alcancem a corrente sanguínea.

O furúnculo é uma infecção profunda do folículo piloso. Não espere resolver sozinho, procure auxílio médico. Geralmente há necessidade de prescrição de medicações e muitas vezes drenagem. Com o tratamento correto, resolve rapidamente.

Aguarde e veja o que acontece.
Em outras palavras, furúnculos normalmente desaparecem em poucas semanas, embora causem coceira e dor nos estágios iniciais. Há a possibilidade de que o furúnculo fique mais dolorido à medida que o pus se acumula em seu interior. Depois disso, ele estourará e secará em pouco tempo.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necrose causada pela infecção, e popularmente, é chamada de carnegão. Nos casos em que vários furúnculos se “interconectam”, formando o que se chama de carbúnculo. Em casos mais graves, podem resultar em abscessos.